Servidores da Seas recebem nivelamento sobre Programa Bolsa Família e Cadastro Único para aprimoramento do Apoio Técnico no interior
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realizou, nesta quinta-feira (04/04), nivelamento com os Departamentos de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Departamento de Gestão do SUAS, organizado pela Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O treinamento ocorreu no auditório Dorinha Prado, na sede da Seas.
O nivelamento ocorre após atualizações apresentadas no Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família, na semana passada, em Brasília, ao qual a Seas participou ao lado de técnicos e gestores de todo o país para trocar experiências e debater melhorias no programa.
De acordo com a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único, Ana Claudia Soares da Rocha, o objetivo do nivelamento foi a capacitação dos trabalhadores da gestão estadual e assim fortalecer, ainda mais, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Esse nivelamento foi uma integração de todos os departamentos que, no momento do apoio técnico, os técnicos possam ter condições de orientar a equipe municipal nas diversas vulnerabilidades que possam ser identificadas nas famílias”, destacou.
O nivelamento orienta e prepara os técnicos da Seas para diversos casos que podem encontrar durante as visitas de Apoio Técnico, como a questão do não cumprimento das condicionalidades. Em casos assim, os técnicos realizam uma busca ativa para compreender o motivo e evitar a perda do benefício do Bolsa Família para a família em questão.
“O bloqueio do pagamento não é uma medida punitiva. A Assistência Social precisa procurar entender qual é a situação de vulnerabilidade daquela família que não está conseguindo atender a condicionalidade do programa. Ao final do nivelamento, todos os técnicos saíram capacitados com as novas orientações do acompanhamento familiar para que as famílias tenham maior proteção das políticas de assistência social, saúde e educação”, concluiu.