Secretárias da Seas inspecionam restaurantes populares
Com o objetivo de acompanhar o atendimento e verificar como o público tem se comportado em relação à nova dinâmica dos Restaurantes Populares, as gestoras da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) inspecionaram nesta quinta-feira (16/07), pela manhã, as quatro unidades coordenadas pela pasta. A proposta foi ver in loco como os serviços desses equipamentos socioassistenciais estão sendo oferecidos no plano de reabertura dos serviços à população, seguindo as normas do Decreto nº 42.330 do Governo do Estado.
Além da secretária titular da Seas, Maricília Costa, a secretária executiva Michelle Bessa; a secretária adjunta Andréa Cidade; a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Selma Costa; a gerente de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar, Kaliny Alves; e o coordenador do projeto de Fortalecimento do Direito à Alimentação Adequada, Luiz Ribeiro, também participaram da visita aos restaurantes do Centro, Compensa, Jorge Teixeira e Novo Israel.
A secretária Maricília Costa destacou que o objetivo foi ver de perto como as normas do retorno responsável, que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde quanto à prevenção da Covid-19, estão sendo executadas pelas suas equipes dos restaurantes e como o usuário está recebendo essas orientações.
“Nós percebemos que as alimentações são de ótima qualidade e que as pessoas estão sendo bem atendidas. Estamos seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde no que se refere à limpeza dos ambientes e orientações para a proteção do usuário”.
Estrutura – Além de conversar com os usuários, as gestoras da Seas também verificaram junto às equipes técnicas da secretaria quais são as principais necessidades dos restaurantes. São pequenos reparos e ajustes necessários para melhorar os serviços à população em situação de risco e vulnerabilidade social.
A secretária executiva Michelle Bessa pontuou que, neste contexto em que a Covid-19 força mudança nas dinâmicas familiares, o serviço é essencial para um segmento da população, que conta com a oferta de uma alimentação nutritiva e a preço baixo.
“É um serviço de suma importância porque as pessoas vêm até os restaurantes e podem ter acesso a uma refeição de excelente qualidade ao preço simbólico de R$ 1. Além disso, os locais são agradáveis, acolhem a comunidade. Por isso temos o compromisso de manter a qualidade desse serviço”, acentuou.
Retorno responsável – Os restaurantes populares estavam funcionando como ponto de entrega de refeições, mas desde o dia 6 de junho, no primeiro ciclo do retorno responsável, as unidades do Centro, na zona sul, e da Compensa, na zona oeste, estão funcionando, obedecendo a uma série de regras de segurança em saúde. Já os restaurantes dos bairros Jorge Teixeira, na zona leste, e Novo Israel, na zona norte, passaram a funcionar a partir de 15 de junho.
A secretária adjunta Andréa Cidade avalia que o público tem se mostrado colaborativo em seguir as regras nos restaurantes graças ao comprometimento das equipes.
“Eu percebo que é um trabalho feito com muita atenção e muito carinho, um trabalho de excelência, mesmo. Percebi que, além das refeições, que têm um alto padrão de nutrição, o atendimento dos profissionais é carinhoso, e isso é muito importante, tem um bom alcance social”, frisou.
Nova dinâmica – Logo que o usuário do restaurante adentra a unidade, é encaminhado a uma pia para que lave suas mãos com água e sabão. Em seguida, pode reforçar a higiene com álcool em gel. As mesas contam com marcações, indicando que apenas duas pessoas podem se sentar. Após servidas, as refeições devem ser consumidas num tempo médio de 20 minutos.
Além da higiene dos usuários, as equipes que atuam nesses espaços também estão intensificando a limpeza de móveis, utensílios e dos ambientes. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório para trabalhar no atendimento.
As senhas são vendidas no período das 8h até às 13h ao preço simbólico de R$ 1,00. O Restaurante Popular do Centro tem capacidade de ofertar 600 refeições por dia, enquanto o da Compensa pode ofertar 300 refeições diárias. Já as unidades do Jorge Teixeira e Novo Israel oferecem cada, 500 refeições diariamente.
Endereços
• Restaurante Popular Centro: Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do
Sine)
• Restaurante Popular Novo Israel: Rua Bom Jesus, s/n°, entrada do Novo Israel, entre a Delegacia e o Caic Novo Israel
• Restaurante Popular Compensa: Rua Izaurina Braga, 543, Compensa
• Restaurante Popular Jorge Teixeira: Rua Cássia Baiana, 340 (próximo à Escola
Estadual Vasco Vasques)