Secretária Márcia Sahdo recebe a Medalha Tiradentes em evento da PMAM

Fotos: Jander Souza

Na noite da segunda-feira, 29, a Secretaria Titular da Seas, Márcia Sahdo, recebeu na cerimônia de 182 de existência da Polícia Militar (PM) do Amazonas, no pátio do Comando Geral da Polícia Militar do Amazonas, bairro Petrópolis, a Medalha Tiradentes, destinada a autoridades civis e membros da sociedade que prestaram relevantes serviços à Instituição.

A cerimônia foi uma solenidade militar em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento marcou também o encerramento do Curso de Formação de 26 soldados que passaram a integrar os quadros da Instituição, com todo o aparato técnico e de treinamento.

O Coronel da PM, Ayrton Ferreira do Norte, Comandante, Geral da Polícia Militar do Amazonas, assinalou em seu discurso que a Medalha Tiradentes foi instaurada tendo em vista a importância de Tiradentes na história do Brasil como militar e cidadão. “A Polícia Militar do Amazonas instituiu a medalha Tiradentes sendo sua comanda de maior autoridade e prestígio. O uso é concedido a verdadeiros cidadãos que se tornaram dignos do recebimento dessa honraria pelos méritos e serviços prestados a nossa instituição policial militar”, frisou.

A Secretária da Seas, Márcia de Souza Sahdo, recebeu a Medalha Tiradentes do Coronel J. Neto, Ajudante Geral da Polícia Militar. O Coronel deu as honras ao marido da secretária, Jesse Farias, para que ele condecorasse a esposa. Márcia Sahdo destacou seu orgulho ao receber a honraria. “A Medalha Tiradentes é a mais alta condecoração da Polícia Militar e recebê-la como cidadã é um orgulho, pois sempre procurei dar o meu melhor em favor da vida humana e de uma sociedade mais justa”, destacou.

Ela também reforçou seu papel como titular da secretaria e a importância do reconhecimento do trabalho de sua equipe. “Como secretária da SEAS (receber a medalha), reafirma ainda mais o nosso compromisso por uma assistência social cada vez mais forte, alcançando a todos que dela necessitam e promovendo a igualdade social.”

Discurso do Governador O Governador do Amazonas, Wilson Lima, discursou no final da cerimônia dando encerramento a ação. Wilson LIma parabenizou os homenageado: “Parabenizo a todos os homenageados desta noite, pessoas que entendem a importância do trabalho que é feito pelos servidores que são fundamentais para a sociedade para que possamos ter tranquilidade” Além disso, Wilson Lima destacou em sua fala as medidas asseguradas em seu mandato para com a Polícia Militar do Amazonas e destacou a assinatura, no dia evento, do Termo de Cooperação para os servidores da PM. “Assinei o termo para dar amparo para o servidores que estiverem em serviço e se envolverem em alguma ocorrência”. Ele também parabenizou os formandos da noite.

A solenidade contou com a participação do Alto Comando da Polícia Militar, formado pelo comandante-geral, coronel PM Ayrton Norte, subcomandante-geral, coronel PM Disney Brilhante, chefe do Estado Maior Geral, coronel PM Marcelo Harraquian, comandantes das Unidades Operacionais, oficiais e praças, diretores, assessores, comunitários, secretários de governo, representantes das Forças Armadas e convidados em geral.

Além de membros da sociedade civil, também foram agraciados oficiais das Forças Armadas e autoridades civis. Dentre as honrarias, além da Medalha Tiradentes, houve entrega da Medalha do Mérito Policial Militar e Tempo de Serviço de 10, 20 e 30 anos. O evento visa manter vivas as tradições em memória de Joaquim José da Silva Xavier e destaca oficiais e praças da PMAM, que, por seus feitos, qualidades e valores, foram julgados dignos do merecimento pela Corporação.