Seas vai treinar OSCs na elaboração de projetos sociais

Texto: Margarida Galvão / Fotos: Jander Souza – SEAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), vai realizar nos dias 27, 28 e 29 de janeiro a oficina “Tecendo Saberes”, voltada às Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O objetivo do evento, que vai acontecer nas dependências do órgão (av. Darcy Vargas, 77, Chapada), é instruir os dirigentes dessas entidades a elaborar projetos sociais, como determina o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 

Em dois momentos a Seas exige das OSCs, que complementam a rede de atendimento das ações do Estado, o encaminhamento de projetos: por ocasião do lançamento de Edital de Fomento e também por conta das Emendas Impositivas Estaduais, que os deputados anualmente apresentam ao Projeto de Lei Orçamentária (LOA), destinadas à assistência social.

 

A gerente de Planejamento da Seas, Débora Galli, disse que no ano passado muitas OSCs tiveram dificuldades na elaboração desses projetos, principalmente no que diz respeito à parte orçamentária. “Por este motivo, estão sendo convidadas para a oficina tanto as OSCs de fomento como as das emendas impositivas estaduais para dirimir todas as dúvidas”, mencionou.

 

Serão três dias de oficina, sendo que o primeiro será direcionado às ações realizadas pela Seas e à importância de um projeto bem feito, o que evita atrasos no repasse de recursos financeiros. No segundo e terceiro dias, os participantes irão para o laboratório criar um projeto com toda sua especificidade, principalmente a parte financeira.

 

“A ideia é que eles apresentem o projeto completo no final, a fim de que todas as dúvidas sejam tiradas e os projetos elaborados para a Seas em 2020 estejam em conformidade com o que exige o TCE”, sintetizou Débora Galli.