Seas realiza palestras em alusão ao Dia da Mulher nas unidades do Prato Cheio

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do Programa Prato Cheio, deu início a uma série de palestras sobre nutrição, saúde da mulher e empreendedorismo feminino, como parte das atividades realizadas em alusão ao Dia da Mulher. As atividades tiveram início nesta terça-feira (11/03), simultaneamente nos Pratos Cheios dos bairros Alfredo Nascimento e Novo Israel, zona norte de Manaus.
Além de oferecer refeições acessíveis, o Prato Cheio desempenha um papel importante na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde o início da sua implantação, o programa tem sido um ponto de encontro para realização de eventos educativos e informativos sobre saúde, abordando uma variedade de temas relevantes, como prevenção de doenças, cuidados com a nutrição e bem-estar.
As palestras deste mês abordam dois temas, sendo um deles “Nutrição e Saúde da Mulher: estratégias para cada fase da vida”, que é realizada pelos nutricionistas da Seas Rômulo Rodrigues e Fernanda Morhy, visando orientar sobre a importância da nutrição na saúde feminina.
O segundo tema discute sobre “Mulheres Donas do Seu Espaço: um salto para a independência financeira”, que está sendo apresentado pela assistente social Érica Pinheiro, em parceria com o programa Crédito Rosa, com o objetivo de estimular o empreendedorismo feminino.
A coordenadora do Prato Cheio na capital, Myriam Simões, destaca a importância de iniciativas como essas dentro das unidades do Prato Cheio, para levar mais conhecimento e capacitação aos beneficiários do espaço.
“Em março, celebramos o Dia da Mulher. Para homenagear nossas frequentadoras, oferecemos uma ação para promover a saúde através da alimentação, essencial para o bem-estar e qualidade de vida. Também oferecemos palestras sobre empreendedorismo feminino e o programa Crédito Rosa, com ferramentas para futuras empreendedoras. Nosso programa vai além de oferecer alimento, pois divulgamos informações e melhoramos a vida de nossos frequentadores”, pontuou.
Ao longo do mês, as palestras sobre ‘Nutrição e Saúde da Mulher’ serão realizadas nas unidades dos bairros Novo Israel e Rio Piorini (13/03), Bairro da União e Compensa (21/03). E as palestras com o tema ‘Mulheres Dona de Seu Espaço’ serão realizadas, ainda, nos bairros Parque Mauá (14/03), Jesus me Deu (25/03) e Rio Piorini (27/03).
Prato Cheio
O Prato Cheio é um programa social que tem como público-alvo as pessoas em situação de vulnerabilidade, entre os quais desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres que chefiam famílias e que se encontram em situação de extrema pobreza, pobreza ou baixa renda. O programa tem 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior.
O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Nas cozinhas populares, a sopa é gratuita e cada pessoa atendida tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.