Seas realiza palestra sobre ‘Outubro Rosa’ no restaurante popular Prato Cheio

Texto: Cândido Moreira/Foto: Divulgação/SEAS

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, nesta terça-feira (08), uma palestra de conscientização sobre a campanha Outubro Rosa, no Prato Cheio do bairro Novo Israel, zona norte de Manaus. O objetivo é alertar para o diagnóstico precoce do câncer de mama e orientar sobre o autoexame.

A palestra também será realiza na unidade do Prato Cheio no bairro Braga Mendes, zona leste, na sexta-feira (10).
Os principais tópicos da palestra são a importância do diagnóstico precoce, os fatores de risco, formas de prevenção e os direitos do paciente com câncer dentre eles saque FGTS, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, reconstrução mamária, dentre outros.
A palestra foi conduzida pelas assistentes sociais Érica Pinheiro e Maira Freitas, da Seas. Para Érica, a atividade é uma maneira de levar informação e prevenção para essas unidades que têm um público misto.

“É uma forma de tornar a informação mais acessível. Muitas pessoas que frequentam as unidades Prato Cheio não têm acesso a essas informações, não por falta de divulgação nas mídias de um modo geral, mas porque elas não conseguem acompanhar. Então, é uma forma de levarmos conhecimento de maneira mais acessível, apresentando as formas mais eficazes e fáceis de detectar algo diferente no seu corpo”, disse.
A Assistente Social Maira Freitas destacou a importância de tratar sobre a Campanha Outubro Rosa, abordada no mundo inteiro.

“A conscientização da prevenção do câncer de mama e do colo do útero é sempre de extrema importância, principalmente pelo fato do índice da doença ter aumentado pós pandemia na região norte e especificamente no Amazonas, onde cresceu o número de câncer uterino”, pontuou.