Seas realiza oficina de Gestão do Sistema Único de Assistência Social para alinhamento do público interno

Capacitação é voltada a técnicos da Secretaria e acontece até esta sexta (31/01)

Uma roda de conversa, na qual cada participante pôde expressar e escutar os outros e a si mesmo, marcou o início dos trabalhos da oficina de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), voltada aos técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) que dão apoio aos gestores e técnicos dos municípios. Realizada pelo Departamento de Gestão do Suas (DGSuas), a ação iniciou nesta quarta-feira (29/01), no auditório da Seas, na avenida Darcy Vargas, 77, Chapada, e se estende até sexta-feira (31/01), das 8h às 17h.

 

 

Texto : Margarida Galvão / Fotos: Luiz Almeida

Tratar do público interno, na opinião da secretária executiva adjunta da Seas, Fernanda Ramos, uma iniciativa importante, na medida em que se faz necessário primeiro formar as equipes, a fim de que esses trabalhadores possam estar mais preparados para dar esse apoio técnico, tão necessário aos municípios.

“A gente tem conversado sobre a importância desses momentos, o DGSuas entendeu a mensagem e, neste momento, estamos tendo a oportunidade de sentar para avaliar as nossas ações, para traçar estratégias, e também para trocar experiências, conhecimentos, porque a gente entende que é dessa forma que a gente aprende melhor”, frisou.

Nos três dias do evento, será tratado um conjunto de temas, iniciando pela vigilância, passando pela gestão da informação, do trabalho, até as ferramentas do geoprocessamento e da estatística. “É importante saber como essas áreas contribuem para aperfeiçoar nosso trabalho”, afirma Fernanda Ramos.

A secretária ainda considera acertada a metodologia utilizada pelo DGSuas, de iniciar com uma roda de conversa, ressaltando a importância de ouvir as equipes que estão desempenhando esse trabalho e também a oportunidade de fazer essa aproximação entre os departamentos, diretorias, gerências, trabalhadores, e técnicos com as secretárias.

“A gente se aproxima e conhece mais os nossos técnicos, o potencial deles, as dificuldades enfrentadas no dia a dia. E, com certeza, quando formos fazer nossas reuniões de gestão, também isso vai ser levado em consideração”, sintetizou.

Socializar informações – A diretora do DGSuas, Paula Siqueira, disse que a equipe do departamento se organizou para compartilhar com os demais trabalhadores da Seas informações sobre a gestão do Suas, do conceito à prática.

“Nós estamos vivendo um momento de apoio técnico aos municípios amazonenses e tivemos o entendimento de que não somente os municípios deveriam ter acesso a essas informações, mas sobretudo nós da Seas, dentro da proposta de valorização do trabalhador. Isto é, fazer com que esse trabalhador tenha os mesmos conhecimentos que os gestores e técnicos dos municípios recebem”, informou, destacando que essa socialização de conhecimentos está acontecendo de forma integrada, entre os vários departamentos da Seas.

Os trabalhos da oficina de Gestão do Suas, voltada aos técnicos da Seas, prosseguem nesta quinta-feira (30/01), na sala Multimídia do órgão, para que os participantes possam utilizar ferramentas do próprio sistema para aprender a realizar diagnósticos.