Seas promove nivelamento de técnicos para melhorar gestão do SUAS

 

  

O Governo do Estado, através da Seas, realizou no auditório da UEA, a 2ª Oficina de Nivelamento de Apoio Técnico da Seas com o tema “Indicadores e Instrumentais”. O objetivo da oficina foi possibilitar o aprimoramento do SUAS a partir da qualificação dos técnicos que vão visitar os municípios do interior do Estado.

Participaram da atividade 75 técnicos dos Departamentos de Proteção Social Básica (DPSB), de Proteção Social Especial (DPSE), de Gestão do Suas (DGUAS) e do Projeto de Implementação do Núcleo de Apoio à Gestão SUAS Para os Municípios do Estado do Amazonas (NAPGSUAS).

A Gerente do Departamento de Gestão do SUAS, Anny Letícia Pereira Coelho, explicou que antes do evento na UEA, cinco grupos de trabalho promoveram vários encontros dos quais resultaram dez quadros de indicadores. “Essas informações deram base para a construção dos instrumentais (formulários), que serão direcionadores para os técnicos da Seas em suas visitas de apoio aos municípios”, explicou.

 

 

Uma das maiores dificuldades relacionadas à operacionalização do SUAS no interior é a execução financeira dos recursos enviados pelo Governo Federal. Muitas vezes, a gestão municipal desconhece os mecanismos de execução desses recursos, explica a Secretária Executiva Adjunta, Fernanda Ramos Pereira, que fez a abertura da oficina. “Para melhorar essa operacionalização nós precisamos oferecer um assessoramento qualificado. Nós identificamos municípios que há muito tempo não recebem visita da Seas e que são nossa prioridade justamente para poderem utilizar esses recursos financeiros”.

Além do apoio técnico aos municípios, a capacitação também abrange o monitoramento e a avaliação de todas as ações do SUAS no Amazonas.