Seas promove gincana e outras atividades aos idosos do Ceci Aparecida em comemoração à Semana Estadual da Pessoa Idosa

 

Texto: Margarida Galvão/Fotos: Candido Miranda

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), promoveu, nesta terça-feira (24/09), no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida, zona sul de Manaus , a Gincana 60+ com Show do Milhão! A ação faz parte das comemorações da Semana Estadual da Pessoa Idosa no Amazonas, realizada anualmente na última semana de setembro.

A programação do Ceci, voltada à pessoa idosa, é diversificada, envolvendo os dez Grupos de Convivência, que somam mais de 300 pessoas, entre envelhecentes e idosos do local. Na quarta-feira (25/09), haverá uma exposição de relíquias, com objetos significativos que marcaram a vida dos participantes dos grupos, além de cantiga de rodas. Na sexta-feira (27/09), a programação envolve apresentação de danças e um baile à tarde.

A gincana foi realizada no salão central do Ceci Aparecida ao longo da manhã e da tarde. Cada participante respondeu perguntas sobre os Artigos do Estatuto da Pessoa Idosa; Política Municipal e Estadual da Pessoa Idosa, visando estimular o conhecimento dos seus direitos, por meio de atividades que desenvolvam o raciocínio, atenção e criatividade, com torcidas organizadas através de cores e premiação com troféus e medalhas para as equipes vencedoras.

A supervisora do Ceci, Edclea Vital, afirma que a gincana foi organizada pela equipe técnica da Rede de Proteção e Fortalecimento da Seas com os integrantes dos Grupos de Convivência, que estudaram o Estatuto da Pessoa Idosa, dividido por artigos. “Os participantes responderam perguntas sobre o Estatuto e a Política Estadual e a Política Municipal da Pessoa Idosa”, ressaltou.

Satisfação

Texto: Margarida Galvão/Fotos: Candido Miranda

Além do aprendizado com relação aos direitos da pessoa idosa, os participantes da gincana tiveram a oportunidade de reviver momentos de ‘estudar e decorar a matéria’. A idosa Maria das Graças Souza, 72 anos, integrante do Grupo Vivendo e Cantarolando, se sentiu feliz em saber que ainda consegue aprender e decorar. “Me lembrei dos tempos de colégio quando me esforçava para não errar nas respostas”, disse, ressaltando sua trajetória no centro, onde participa das atividades desde 2017.

Texto: Margarida Galvão/Fotos: Candido Miranda

Participante do Grupo Guerreiros, formado por homens, José Apolinário Lobato, 71 anos, destacou a importância da gincana no sentido de estimular os integrantes do grupo a estudar sobre seus direitos. “Até para reivindicar e fazer com que sejam cumpridas as leis que nos protegem, precisamos ter conhecimento sobre o estatuto”, disse, o idoso que frequenta o centro há mais de um ano, onde também participa das aulas de violão e espanhol.

Por sua vez, Valdisa Costa dos Santos, 71 anos, do Grupo Mente Ativa, disse que as leis de proteção aos idosos existem, mas precisam ser colocadas em prática em todas as situações. “Precisamos levantar essa bandeira em prol de nós mesmos”, destacou dona Valdisa que há 15 anos faz atividades no Ceci.

Na abertura da semana, a diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, destacou a importância da Semana Estadual da Pessoa Idosa para o público do Ceci. A dirigente disse que ao tomar conhecimento das leis e estatutos, em suas peculiaridades, os idosos vão saber se defender diante de atos arbitrários.

“Ter o domínio da situação quando verificar que não está sendo respeitado e cobrar o cumprimento do que lhe é de direito, bem como, saber o que é competência do estado e do município”, sintetizou.