Seas promove evento religioso para idosos do Ceci

Texto: Margarida Galvão/ Foto: Jimmy Christian/Seas
Envelhecentes e idosos que realizam atividades no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), participaram, na manhã desta quarta-feira (12/04), de uma missa de celebração da Páscoa com o tema: É tempo de renovar sonhos, convicções e atitudes. Celebrada pelo Padre Amarildo Luciano da Silva, pároco da Igreja Aparecida e vice-provincial dos evangelistas no Amazonas, que fez referência à ressurreição de Jesus Cristo.
Padre Amarildo elogiou a administração do Ceci pela celebração do ato religioso, haja vista a Páscoa ser considerada a maior festa dos cristãos, porque se traduz na vitória da vida sobre a morte. “Se Cristo, ao morrer, não tivesse ressuscitado, seria apenas uma figura histórica, mas ao vencer a morte nos proporcionou salvação e vida eterna, se tornando presente em nossas vidas”, frisou, lembrando que Cristo morreu não para salvar um pequeno grupo, mas a todos.
Presente na celebração, a titular da Seas, Kely Patrícia Silva, destacou a importância da organização do evento religioso, aos frequentadores do Ceci. A dirigente da pasta da Assistência Social do Governo do Amazonas disse que durante muito tempo a Páscoa se traduziu apenas na ‘entrega de chocolates’, esquecendo o sentido da real, que é a ressurreição de Jesus Cristo, que morreu pela humanidade. “Que aproveitemos esse tempo de Páscoa para repensar nos nossos atos, nos renovar”, disse.
Kely Patrícia falou ainda do carinho que tem pelo público do Ceci, formado pelos sete grupos de convivência que diariamente realizam atividades psicológicas, de esporte, lazer e entretenimento.
“Tenho acompanhado as ações do Ceci por intermédio da diretora Lilia Albuquerque; nos desdobramos para fazer o melhor pela comunidade, mesmo diante das dificuldades financeiras que o Amazonas, juntamente aos demais Estados da federação, passam em relação ao contingenciamento de recursos”, sintetizou.
Atividades diversificadas
Situado no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus, o Ceci possui seis grupos de Convivência voltados para essa faixa etária, sendo em torno de 20 pessoas por grupo. São eles: Futuro Melhor, Guerreiros, Estimuloteca, Academia da Memória, Nova Conquista e Vivendo e Cantarolando. “Estudamos criação de novos grupos de convivência neste ano”, admitiu Lilia Albuquerque.
As vizinhas Rosimeire Macedo, 60 anos, e Maria Isolina Ferreira 90 anos, ambas residentes no Parque Dez, participantes do Grupo ‘Nova Conquista’, participaram da missa, lembrando que ações dessa natureza são excelentes para o bem estar dos frequentadores. “Ações como essas nos renovam, porque nos faz refletir sobre a vida e a importância de ajudar uns aos outros”, disse Maria Isolina, que goza da companhia de Rosimeire para ir ao Ceci.
Participante do grupo ‘Futuro Melhor’, a aposentada Maria de Nazaré Reis Barbosa, 73 anos, define a Páscoa como renovação, amor e esperança. “Me sinto feliz em fazer parte das atividades do Ceci, que oferece uma gama de oportunidades para os idosos”, disse, ressaltando que vai se matricular no grupo ‘Academia da Memória’.