Seas dá início à capacitação sobre o CadÚnico e Bolsa Família

Texto: Sidney Filho / Fotos: Jimmy Christian

Nesta segunda-feira (21/08), teve início a capacitação “Formulários do Cadastro Único – Entrevistador e o Novo Programa Bolsa Família”, com o objetivo de orientar os técnicos e coordenadores municipais responsáveis pelas entrevistas do Cadastro Único. O treinamento é realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por meio da Coordenação Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro Único (CadÚnico). 

A capacitação, que acontece até a próxima sexta-feira (25/08), terá um total de 40h de atividades, com dinâmicas, vídeoaulas e troca de experiências entre os técnicos dos municípios. 

“A capacitação vai tanto trazer as orientações que estão dentro da legislação, como também a prática do dia a dia de trabalho”, completou Ana Claudia Rocha, coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família e Cadastro único. 

O evento acontece na sede da Seas, localizada na Av. Darcy Vargas, Nº 77, Bairro Chapada. Nesta turma, ao todo, 18 munícipios participam da atividade: Tonantins, Amaturá, Pauini, Barcelos, São Sebastião do Uautumã, Manacapuru, Borba, Codajás, Envira, Anori, Presidente Figueiredo, Uarini, Iranduba, Silves, Coari, Caapiranga e Tapauá. Posteriormente, os demais municípios do Amazonas também deverão participar da capacitação. 

O Cadúnico é o principal instrumento de identificação das famílias mais vulneráveis. Além disso, dá acesso aos programas de assistência social, tanto na esfera estadual quanto federal, para as famílias que possuem renda de até meio salário-mínimo (R$ 660) por pessoa.