Seas apresenta Comissão de Controle Interno aos servidores

Texto: Margarida Galvão/ Fotos: Jander da Silva Souza

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) apresentou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (19/06), aos servidores, sua Comissão de Controle Interno. Criada em 23 de abril de 2019, por meio da portaria 76, já publicada no Diário Oficial do Estado, a comissão vai interagir com todos os setores do órgão e com os prestadores de serviços como forma de dar transparência aos serviços oferecidos à população.

O controle interno é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e também anunciado pelo governador Wilson Lima como forma de proporcionar uma gestão mais efetiva e transparente, com a consequente redução nos gastos públicos.

Na abertura da apresentação, realizada pela titular da Seas, Márcia Sahdo, ela disse não ter pensado duas vezes em colocar em prática a determinação do governador, porque ao assumir a pasta em janeiro já havia conversado com sua equipe de trabalho sobre controle interno. “Quando veio o decreto e as reuniões com o governador, pedindo que se fizesse o controle interno, veio somar com aquilo que já vínhamos trabalhando”, frisou.

Na próxima semana, a Comissão de Controle Interno da Seas vai visitar todos os setores para tratar sobre procedimentos, normatização, padronização e ajudar a criar um manual para cada setor. O passo seguinte será iniciar o processo de auditorias. A coordenadora do Controle Interno da Seas, Rita de Nazaré Melo Dias, disse que vinha trabalhando na preparação dos servidores que fazem parte da Comissão, um total de cinco, realizando capacitação, e também na estruturação do local.



 

“Além disso, estávamos trabalhando nos fluxos, sendo elaborados cinco”, disse Rita Dias, ressaltando que controle interno é aquela unidade que vem ajudar a questão da aplicação da normativa com padronizações e criação de formulários para atender a normativa que tem a ver com o órgão de assistência social, no sentido de normatizar, padronizar e de esclarecer os gerentes, os chefes de departamentos, secretárias, gestores e demais servidores.

“A iniciativa da secretária Marcia Sahdo é gratificante, porque é algo novo dentro da secretaria, tanto o controle interno quanto a Ouvidoria, um braço do controle interno, porque ela é que vai estar junto com a atividade fim”, disse, ressaltando que o cidadão, o usuário do serviço, é que vai dar esse feedback. “Ele vai vir aqui para elogiar ou fazer uma denúncia e é a partir dessa reclamação que o controle interno vai trabalhar as deficiências para organizar e poder atender uma irregularidade que possa estar acontecendo dentro dos Centros de Convivência da Família; do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e até mesmo dentro da Seas”, completou.

Ela explicou que as atribuições do controle interno são: fazer auditorias onde há dinheiro gasto da Seas, por isso há a necessidade de se fazer a fiscalização para saber se o dinheiro foi bem aplicado e se está atendendo os objetivos, que são os cidadãos que estão na ponta. A equipe vai também para os municípios, e já há uma viagem programada neste sentido. “Lá tem patrimônios, tem gastos, tem serviços. Logo, precisamos saber como esse cidadão de lá está recebendo esse serviço”, assinalou a coordenadora.