Projeto Padaria Artesanal realiza receitas de pães com tema de Páscoa

Texto: Rebeca Artiagas/ Fotos: Jimmy Christian

Em alusão à Semana da Páscoa, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por meio do projeto Padaria Artesanal, ministrou nesta quarta-feira (16/04) receitas de pães com temática pascal. As aulas do programa são realizadas na cozinha polo do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonizia Lobo, no bairro Mutirão, zona norte de Manaus.

A atividade contou com uma turma de 16 alunos. O curso aplicou, além das dez receitas rotineiras, outras quatro receitas artesanais voltadas para o período pascal, como a rosca de gotas de chocolate com côco, mini coelhinhos e pão de chocolate com cenoura.

A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destacou a importância do curso para gerar mais oportunidades e ser fonte de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social e para quem deseja empreender. Desta vez, foram oferecidas novas receitas com o objetivo de envolver os alunos no espírito das festividades e celebrações da Semana Santa.

“A Padaria Artesanal tem sido um espaço importante de aprendizado e oportunidades para a população. Ações como essas refletem o empenho do Governo do Amazonas em garantir a geração de emprego e renda à população em situação de vulnerabilidade”, destacou.

 

Texto: Rebeca Artiagas/ Fotos: Jimmy Christian

A dona de casa Adriana Soares, de 41 anos, contou que gostou muito da experiência de participar da atividade e pretende repassar o conhecimento

“Foi uma experiência muito boa. Aprendi colocando as mãos na massa e pretendo, a partir de segunda-feira, já começar a trabalhar com esses pães que aprendi, principalmente o pão caseiro. As receitas de pães de Páscoa foram todas lindas e maravilhosas. Aprendemos a mesclar com chocolate e a modelar pequenos coelhinhos”, disse.

Texto:Rebeca Artiagas /Foto: Jimmy Christian

Já o motorista Divino Leigue, 53 anos, disse que conheceu o projeto por meio da Seas e que aprendeu novas formas de fazer pães, elogiando o professor responsável pela aula. Ele afirmou que pretende refazer as receitas para compartilhar com amigos e familiares.

“Eu achava que sabia fazer pão, porque costumo fazer em casa, mas hoje aprendi várias receitas, como pão de macaxeira, pão de cenoura e pão de beterraba. Tivemos aula com um professor maravilhoso. Foi uma experiência muito gratificante e um sucesso. Quando receber meus amigos e familiares em casa, minha mesa estará recheada, graças a essa aula de hoje”, comentou.

O professor da Padaria Artesanal, Luan Pereira, contou que a expectativa é que os alunos passem adiante o conhecimento ensinado na cozinha do projeto.

“Meu maior desejo é que meus alunos me mandem mensagens, mostrando suas receitas, dizendo que já começaram a vender. Para mim, é o mais importante”, afirmou.

Além do treinamento em técnicas de panificação, os participantes também recebem orientações sobre temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.

O objetivo é que, ao final do curso, com carga horária de 8 horas, os participantes se tornem agentes multiplicadores, ou seja, que tenham a capacidade de transmitir o conhecimento adquirido no projeto para outras pessoas. As aulas teóricas e práticas são ministradas por professores multiplicadores, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).