Programa Criança Feliz: Servidores do Rio Grande do Sul conhecem a experiência do Careiro da Várzea

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), recebeu na quarta-feira (29/05) um grupo de servidores que atuam na área da assistência social do Rio Grande do Sul (RS). Acompanhados da titular da Seas, Márcia Sahdo, eles foram ao município do Careiro da Várzea (a 25 quiômetros de Manaus) para conhecer de perto como os profissionais desenvolvem o programa Criança Feliz.

A vinda do grupo do RS ao Amazonas se deu graças à premiação de duas das servidoras gaúchas, que ganharam a oitava edição do Prêmio Salvador Celia, promovido pelo Departamento de Ações em Saúde (DAS), da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, por meio das coordenações da Atenção Básica e Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz (PCF).

A premiação era uma viagem a um estado brasileiro que tivesse experiências exitosas no programa Primeira Infância Melhor, que desenvolvesse o programa Criança Feliz. Eles escolheram o estado do Amazonas, e o município Careiro da Várzea foi eleito porque foi um dos municípios destacados pelo Ministério do Desenvolvimento Social como um dos melhores do Brasil para desenvolver programas de primeira infância.

Fizeram parte da comitiva a coordenadora adjunta do programa Criança Feliz do RS, Carolina Drügey; a agente comunitária de saúde de Cruz Alta (RS), Ernestina de Fátima Berta; e a visitadora do programa Primeira Infância Melhor em Carazinho (RS), Elaine Müller, estas duas últimas ganhadoras do Salvador Celia. A técnica estadual do Primeira Infância Melhor (PIM), Sandra Nique, e o responsável pela Saúde Indígena do Governo do RS, Guilherme Müller, também vieram ao Amazonas conhecer os bons resultados do PCF.

No município, a comitiva foi recebida pelo prefeito do Careiro da Várzea, Ramiro Gonçalves; pela secretária municipal de Assistência Social, Conceição Leite; pelo secretário de Administração, Mário Brandão; e pela equipe do Programa Criança Feliz. “É realmente uma honra ter o nosso município destacado de forma tão positiva. Esperamos que vocês levem boas lembranças daqui”, declarou o prefeito Ramiro Gonçalves.

A secretária Márcia Sado reforçou que o Governo do Amazonas apoia todo o trabalho relacionado à primeira infância e que “a metodologia do programa Criança Feliz é um sucesso, dá certo, devido aos seus resultados positivos”. “É muito importante poder proporcionar uma infância saudável para as populações vulneráveis. O impacto desse programa é muito positivo e pode ser sentido em todas as áreas”.

Para a coordenadora adjunta do Criança Feliz do RS, Carolina Drügey, o Amazonas tem um protagonismo muito importante nas políticas nacionais. “A nossa relação com o Estado do Amazonas é de longa data. O estado foi o segundo do Brasil a ter uma lei de primeira infância, inspirada inclusive na nossa lei, lá do Rio Grande do Sul. Quando vocês forçam o Governo Federal a ter um olhar que compreenda as especificidades de cada território, vocês  também abrem espaço para que todos os estados possam também pedir um olhar mais específico para cada realidade”, frisou.

Atenção e cuidado – O programa Criança Feliz foi lançado em 2016 pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, levando em consideração o contexto familiar em que a criança nasce. Na prática, o programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que têm a finalidade de promover e acompanhar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, envolvendo ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

No Careiro da Várzea, o Programa Criança Feliz tem capacidade para atender 150 pessoas, que recebem ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou Bolsa Família. De setembro de 2017 a abril de 2019, foram realizadas 7 mil e 117 visitas.  Atualmente, 27 mulheres grávidas; 123 crianças de 0 a 3 anos de idade; e duas crianças de 0 a 6 anos são atendidas pelo PCF.

Fotos: Jander Souza