Gestão do Trabalho – SUAS
A Gestão do Trabalho no SUAS tem como objetivo primordial, o planejamento, a organização e a execução de ações relativas à valorização do trabalhador, compreendendo seu papel ético-político na garantia de acesso ao direito socioassistencial. Para a implementação do SUAS, a Gestão do Trabalho configura-se uma ferramenta fundamental da gestão, proporcionando um diagnóstico dinâmico das fragilidades e potencialidades na execução dos serviços, programas e projetos socioassistenciais, fornecendo subsídios para o aprimoramento das relações de trabalho e execução da política.
Neste intuito, a Secretaria de Estado da Assistência Social – SEAS como Coordenadora da Política da Assistência Social no Estado do Amazonas, criou o Manual de Orientação para auxiliar os trabalhadores do SUAS na Implantação da Gestão do Trabalho nos municípios, buscando a valorização do trabalhador como agente primordial na garantia de direitos e cidadania aos usuários da rede de atendimento socioassistencial.
- PLANO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO SUAS
O Plano de Educação Permanente do SUAS, no Amazonas, foi elaborado com a finalidade de proporcionar aos gestores, trabalhadores da rede socioassistencial governamental e não governamental, aos gestores e dirigentes da rede socioassistencial e conselheiros da assistência social, formação e capacitação balizada pelos princípios da Educação Permanente e da interdisciplinaridade, visando o aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a qualificação dos serviços e os benefícios socioassistenciais.
A partir dos pressupostos instituídos nos principais marcos regulatórios da Assistência Social, enquanto política pública, tais como: a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS/1993), a Política Nacional da Assistência Social (PNAS/2004), a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS/2006) e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS/2012), podemos observar o avanço no modelo de gestão, na estruturação e organização da Assistência Social, proporcionando um grande avanço no esforço das instâncias comprometidas com o processo de valorização do trabalhador, e com a profissionalização da Assistência Social, constituem-se como instrumentos balizadores, pois disciplinam sua organização por meio de critérios que qualificam a gestão dos serviços.
Confira a íntegra do PEP Suas no link abaixo:
- MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO TRABALHO
A Secretaria de Estado da Assistência Social – SEAS como Coordenadora da Política da Assistência Social no Estado do Amazonas, mantém sua Gestão amplamente consolidada e
compartilhada, com vistas a prover maior eficiência, eficácia e efetividade nas atuações específicas e intersetoriais. Com este compromisso firmado, resolveu-se criar este Manual de Orientação para auxiliar os trabalhadores do SUAS na implantação da Gestão do Trabalho nos municípios, buscando a valorização do trabalhador como agente primordial na garantia de direitos e cidadania aos usuários da rede de atendimento socioassistencial.
Confira a íntegra do Manual de Implantação da Gestão do Trabalho clicando no link acima.
Manual de Implantação da Gestão do Trabalho
- RESOLUÇÃO: Nº 01/2023
O Núcleo de Educação Permanente do SUAS no Amazonas – NUEP/SUAS/AM. no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Resolução nº 01, de 13 de março de 2013, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social –CNAS
MEMO_N_139_2023_DGSUAS_SEAS_Anexo (2)