Mulheres do CECF 31 de Março aprendem a arte de confeccionar buquê de flores em EVA

Texto: Margarida Galvão / Foto: Jimmy Christian

Um grupo formado por 30 mulheres, de idades variadas, participou de uma oficina para confecção de buque de flores em EVA (emborrachado), na manhã desta quarta-feira (19/07), no Centro Estadual de Convivência Família 31 de Março, situado no bairro Japiim, zona Norte da cidade. As participantes do Grupo de Convivência Vida e Saúde são da própria comunidade e adjacências e participam de várias atividades no centro, voltadas para arte e lazer.

A responsável pelo grupo, Janete Afonso, disse que a oficina visa o desenvolvimento de talentos, busca o fortalecimento da autoestima e dos vínculos familiares, propiciando a melhora na qualidade de vida dos participantes. Para isso, conta com o apoio dos funcionários do CECF 31 de Março,o  pedagogo Hugo Matos e a psicóloga Claudia Risque.

Os produtos confeccionados durante a oficina, buquê de flores, porta-alfinete/agulhas e presilhas de cabelo são doados aos participantes, que podem usar, presentear entes queridos, bem como, comercializá-los, contribuindo para o aumento da renda familiar.

Uma das participantes da oficina, Thamires Carmona, 26 anos, mãe de uma criança de 3 anos, está há três meses em Manaus, acompanhando o marido que é militar e foi transferido do Rio de Janeiro para Manaus. A carioca disse ter sido bem acolhida no centro, onde faz pilates e participa das ações do grupo Vida e Saúde. “Longe dos parentes, estou tendo uma experiência nova, conhecendo pessoas maravilhosas e acolhedoras”, frisou.

Desde 2015 participando das atividades do CECF 31 de Março, Maria Elsa Barros, 52 anos, define o local como excelente para fazer novas amizades e também participar de cursos, entre os quais confecção de bolsas com material emborrachado, de pano etc. “Aqui tenho lazer, entretenimento, aprendizado e acolhimento”, sintetizou.

O CECF 31 de Março é dos sete Centros de Convivência mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promovendo a integração dos serviços da rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (Suas).