Critérios de partilha do cofinanciamento são pactuados em reunião

 

Nesta sexta-feira (26/04), na sede do Conselho Estadual de Assistência Social, foram pactuados os critérios de partilha do cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para os municípios amazonenses. Participaram da reunião gestores integrantes da CIB dos municípios de Guajará, Itacoatiara, Manaus, Manacapuru, Manaquiri, Parintins, Nhamundá, Tonantins e São Gabriel da Cachoeira.

A reunião, que começou às 15h e se estendeu até às 17h, teve como pauta principal o novo cálculo da partilha dos recursos do cofinanciamento 2019.

A presidente da CIB, Márcia Sahdo, destacou que na primeira reunião realizada no dia 29 de março,  os gestores municipais haviam apresentado uma divisão diferenciada da apresentada pela Seas. Pois queriam que os municípios em situação de maior necessidade de recursos, fossem privilegiados com os recursos do Governo do Esatdo. “Durante esse mês de abril  pensamos numa proposta adequada e conseguimos hoje fechá-la com a aprovação de todos os secretários aqui presentes. Foi uma vitória.  Beneficiamos não só a metrópole Manaus, mas conseguimos de forma igualitária, fazer uma boa distribuição para os municípios”, ressaltou.

A reunião também serviu para que os informes sobre a Reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e da Comissão Intergestores Tripartite, fossem repassados aos gestores. As diretoras dos Departamentos de Proteção Social Básica, Especiais e Gestão do Suas também informaram sobre a importância dos beneficiários do BPC atualizarem seus dados no CadÚnico e também sobre a importância do preenchimento do CadSUAS.