Centros Estaduais de Convivência da Família participam da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio
Com o tema “Você não está sozinho”, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro de Aparecida, realiza nesta sexta-feira (03/09) uma palestra sobre prevenção ao suicídio, como parte da celebração do Setembro Amarelo. A programação, voltada aos servidores, colaboradores e os parceiros, inclui sensibilização com alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida sobre a campanha brasileira de prevenção ao suicídio.
O equipamento público é um dos sete mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), sendo seis voltados para a família, situados em áreas periféricas de Manaus. Por conta da pandemia do novo coronavírus, os centros estão realizando suas programações de forma remota, por meio das redes sociais.
Mobilização – Todos os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) estão participando do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil sobre a importância do assunto, que requer um trabalho direcionado às famílias.
A coordenadora do projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, destacou a importância da campanha Setembro Amarelo. De acordo com ela, que é psicóloga, os maiores números de suicídios estão entre os jovens, decorrentes de transtornos mentais e depressão. A população idosa também faz parte dessa estatística.
“Procuramos trabalhar a família como um todo, levando em conta que as pessoas com predisposição ao suicídio dão sinais de que estão com problemas. A família pode ajudar a prevenir e reduzir os números, que no Brasil somam mais de 13 mil casos por ano”, informou a psicóloga, ressaltando que no mundo são mais de 1 milhão de suicídios por ano.
Programação dos CECFs – O Ceci Aparecida vai realizar, no período de 13 a 17 de setembro, um ciclo de palestras com psiquiatras, psicólogos e terapeutas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) sobre a semana em alusão ao Setembro Amarelo. O ciclo de palestras será realizado por meio da gravação de vídeos lançados nas redes sociais do Ceci, das 8h às 17h.
Japiim – O CECF 31 de Março, no bairro Japiim, vai realizar por todo o mês de setembro atividades socioeducativas on-line via grupos de WhatsApp, com vídeos, panfletagem sobre o tema, das 9h às 15h. A programação será realizada pela equipe técnica psicossocial do centro envolvendo assistente social, pedagoga e psicólogos.
Santo Antônio – O CECF Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio, realiza no dia 7 de setembro, às 10h, postagem de vídeos nas redes sociais do centro, abordando a temática do Dia Mundial do Combate ao Suicídio. No dia 14, às 10h, vídeos serão postados tratando sobre o tema depressão.
Raiz – O CECF André Araújo, no bairro Raiz, inicia a celebração da data no dia 6 de setembro com uma atividade remota. À tarde, a programação terá um vídeo interativo da Campanha Alusiva ao Dia Nacional e Internacional do Idoso para o grupo de idosas.
No dia 13, às 15h, a unidade terá uma atividade remota com a temática “Prevenção ao suicídio – O que leva ao comportamento suicida e como identificar a depressão?”, a partir de um vídeo voltado ao grupo de idosas. No dia 14, pela manhã e à tarde, via WhatsApp, a equipe vai tratar sobre o mesmo tema, voltado a um grupo de crianças.
Mutirão – O CECF Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, vai tratar sobre a temática com palestra “Toda vida importa!”, no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do centro, com a participação das psicólogas Aderita Zany e Perpetua Zacarias. Em seguida, vai ter uma peça teatral abordando a temática Setembro Amarelo com os usuários do local.
No dia 15, a equipe técnica psicossocial fará abordagem e distribuição de informativo referente a temática nas áreas interna e adjacentes do CECF, das 8h às 20h.
Cidade Nova – O CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, abre a campanha Setembro Amarelo no dia 10 de setembro, com programação às 8h e às 14h. No dia 13, realiza panfletagem no sinal e na área de abrangência do centro pela equipe psicossocial. Também haverá rota comunitária de apoio psicológico e roda de conversa nas escolas da zona norte no dia 20, pela manhã e à tarde.
Alvorada – O CECF Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, elabora nesta quinta (02/09) e sexta-feira (03/09), das 9h ao meio-dia, um painel alusivo ao Setembro Amarelo. No dia 08, às 14h30, fará postagem nas redes sociais da abertura da campanha Setembro Amarelo.
No dia 10, às 9h, a equipe fará panfletagem na Avenida Constantino Nery, esquina com a avenida Loris Cordovil, e na parada de ônibus em frente ao CECF. No dia 14, fará palestra para os usuários do grupo de pilates sobre campanha brasileira de prevenção ao suicídio, às 16h.