Centros de Convivência celebram Dia dos Avós com programação especial
O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e parceiros, celebrou nesta quarta-feira (26/07), o Dia dos Avós, com programações especiais realizadas nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), situados em várias zonas da cidade. Os avós participaram de brincadeiras como a “Hora do Conto”, passeios em museus e café da manhã compartilhado.
O Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte da cidade, celebrou a data com os avós participantes do Grupo de Convivência Exercitando a Memória, com 34 integrantes entre homens e mulheres. As avós foram convidadas a participar da “Hora do Conto” com seus netos. O objetivo da atividade é resgatar a cultura dos avós e proporcionar uma integração entre avós e netos.
Eduardo Furlan, 15 anos, fez uma homenagem a avó Ernestina Leite Silva, 71 anos, lembrando das histórias que ela contava para ele dormir, assim como dos conselhos recebidos. “Gosto muito de minha avó, ela é meu referencial de vida, meu porto seguro”, admite o adolescente.
A idosa Deusa Barreto, 79 anos, se emocionou ao ouvir da neta Julie Milena Barreto, 9 anos, a frase: “Vó, eu te amo, você é importante para mim”. A avó retribui a confissão com um abraço apertado. “Os netos são uns verdadeiros tesouros em nossas vidas”, admite.
A psicóloga, Nelcir Batista Rodrigues, técnica de referência do Padre Pedro, realiza atividades com o grupo Exercitando a Memória, formado por idosos na faixa de 60 a 80 anos, disse que momentos como esse promovem a interação de avós e netos, cultivando o respeito e o cuidado. “Os avós são fontes inesgotáveis de sabedoria, carinho e afeto. São eles que ensinam lições valiosas, acolhem com amor incondicional”, frisou.
A programação do Padre Pedro contou ainda com a participação da arte-educadora e atriz Raquel Cardoso, convidada para participar da “Hora do Conto”. A convidada falou da importância dos avós, ressaltando que eles exercem um papel fundamental nas famílias. Fez ainda a leitura no livro “O Príncipe sem Sonhos”, do autor Nelcir Batista, cuja obra trata da história de um príncipe, que não tinha sonhos, porque tinha tudo, mas ao visitar o avô que vivia afastado do palácio, foi levado a refletir sobre o valor das pequenas coisas.
Demais programações
No Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situada no Santo Antonio, zona Oeste, as assistentes sociais Gisele Energia e Jéssica Simões, realizaram um café da manhã com o Grupo de Convivência Idade Dourada.
No CECF André Araújo, situado no bairro da Raiz, zona Sul de Manaus, o Grupo de Convivência Mente em Foco participou de um café compartilhado com direito à karaokê. O diretor em exercício da unidade, Isaac Rachid, disse que houve muita interação e diversão. “Momento ímpar, com muitas risadas, lembranças afetivas de sentimentos amorosos com os netos”, frisou.
Por sua vez, o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro de Aparecida, zona Sul, realizou uma programação externa para os Avós. Pela manhã realizou um passeio com o Grupo de Convivência Criative-se ao Museu de Manaus. Na parte da tarde, o passeio foi para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), com o Grupo Academia da Memória.