CECF Magdalena Arce Daou promove ação sobre reciclagem e descarte correto do lixo

Texto: Margarida Galvão/Foto: Jimmy Christian/Seas

Integrantes do Grupo de Convivência Idade Dourada, do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antonio, zona oeste, participaram na manhã desta segunda-feira (20/05) de uma palestra sobre reciclagem e descarte correto do lixo para celebrar o Dia Mundial de Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio.

A ação contou com a participação da Eco Cooperativa, formada por dez cooperados, que possuem parceria com empresas públicas e privadas, entre as quais a Prefeitura de Manaus, o Tribunal de Justiça, o Fórum Enoque Reis, entre outros, para captação do lixo, como papel, plásticos, garrafas PET e de vidro, entre outros.

O palestrante Brendo Figueiredo, que preside a cooperativa, destacou aos participantes, a importância de separar o lixo de forma correta, ou seja, o que é material orgânico, restos de vegetais como folhas, galhos, raízes, cascas e restos de animais. “O inorgânico são vidros, papel, plásticos, metais, pilhas, lâmpadas que resultam em produtos finais”, menciona.

Segundo Brendo Figueiredo, após separar o material é feita a destinação correta, levando em conta que todo lixo se torna matéria prima para produção de bolsas de PET, cujo forro é oriundo do reaproveitamento de tecidos; são feitos também jarros, flores, enfeites e outros. “Todo recurso financeiro é destinado aos gastos mensais com água e luz, o restante é dividido entre os cooperados, em sua maioria desempregados”, disse,

A cooperada da Eco Cooperativa, Waldirene Santos, destacou outro produto de descarte, o óleo de cozinha, usado para fazer a fabricação de sabão em barra e em liquido. “No lixo tudo se reaproveita, com isso evitamos que esse lixo seja jogado nos igarapés, gerando problemas ao meio ambiente”, frisou, ressaltando a importância da reciclagem para a promoção de um meio ambiente cada vez mais limpo e saudável, reforçando o papel da população nesse processo.

A dona de casa Maria Gil, integrante Grupo de Convivência Idade Dourada, disse que já vinha fazendo a separação do resto de comida e dos produtos descartáveis como garrafas, latas e outros, só que jogava tudo na lixeira. “Com a instrução recebida, vou procurar ver aonde tem pontos de coleta para dar a destinação correta ao lixo inorgânico que sai de minha casa”, assinalou.

O Dia Mundial de Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e apresenta uma oportunidade de reflexão sobre nossos hábitos de consumo e a forma como descartamos o lixo.