Ceas aprova a proposta e distribuição do Cofinanciamento Estadual 2019
O Conselho Estadual de Assistência Social – Ceas, realizou na tarde de terça feira (28), reunião extraordinária na sede do Ceas, que fica localizado na Secretaria de Estado de Assistência Social – Seas. Foi apresentada e aprovada a Proposta de Cofinanciamento Estadual 2019 e houve discussão sobre o Plano de Ação 2019 da Secretaria de Estado de Assistência Social a ser encaminhado para a comissão de Política da Assistência Social do Ceas.
Estiveram presentes na reunião, representantes governamentais como Suhab, Setrab, Susan e outros. Os representantes não governamentais que participaram da reunião foram: Coegemas, Cress, Feusuas e demais conselhos. Além da Secretária Executiva Adjunta Fernanda Ramos, que representa a Seas no Conselho, estiveram presentes na reunião as Secretárias Titular e Executiva, Márcia Sahdo e Branca Pinheiro, respectivamente.
Para início da primeira pauta, a equipe de gestores da Seas fizeram uma apresentação sobre a Proposta de Cofinanciamento Estadual 2019. Foram apresentados aspectos relacionados às necessidsdes dos municípios com relação aos trabalhos de Assistência Social e demais temas. A equipe também apresentou a distribuição do Cofinanciamento 2019, expondo onde seriam aplicados os recursos de acordo com as necessidades apresentadas pelos municípios e demais aspectos.
Cofinanciamento- Os conselheiros tiraram suas dúvidas sobre as apresentações dadas pelos gestores da Seas e sobre a proposta e distribuição do Cofinanciamento 2019. Os membros do Conselho ressaltaram a importância de que todos os conselheiros devem esclarecer todas as dúvidas sobre todos os temas dispostos nas reuniões a fim de que todos os membros do Conselho façam votações conscientes e responsáveis.
Após declarações dos membros do Conselho sobre a pauta, houve votação sobre a proposta do Cofinanciamento. Foram doze votos favoráveis e uma abstinência, levando assim, a aprovação do Cofinanciamento Estadual 2019. O Presidente do Ceas, Francisco Baima, avalia que a reunião foi satisfatória. “Se não aprovássemos a pauta, teríamos que reestudar ela, retrabalhar para corrigir aquilo que não estivesse dentro do que os conselheiros propõem para que ela pudesse ser aprovada posteriormente”, aponta.
Técnicos da Seas também apresentaram como segunda pauta da programação o Plano de Ação 2019 da Secretaria de Estado de Assistência Social – Seas, para que os conselheiros tirassem suas dúvidas sobre o assunto em questão. O Plano será encaminhado para a Comissão de Política da Assistência Social do Ceas e posteriormente, a temática fará parte das pautas da próxima Reunião Extraordinária do Conselho.
Fotos: Jander Souza