Padaria Artesanal realiza curso de panificação para beneficiários do Prato Cheio

O Projeto Padaria Artesanal, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), realizou, nessa quarta-feira (20/02), o curso de panificação para beneficiários do programa Prato Cheio. A capacitação aconteceu na cozinha polo, no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, zona Norte.
Pioneiro na região Norte, o projeto visa estimular o empreendedorismo e a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da produção de pães artesanais.
A parceria entre a Padaria Artesanal e o Prato Cheio possibilitou a capacitação para 20 alunos, entre homens e mulheres, da unidade do restaurante popular do bairro Braga Mendes. Foram ensinadas pelo menos dez receitas de pães artesanais, além de um treinamento em técnica de panificação e uma aula teórica que abordou temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
A secretária titular da Seas, Kely Patrícia, destacou a importância da iniciativa para a população amazonense, que pode se inscrever no curso por meio do site da Seas (www.seas.am.gov.br).
“O Projeto Padaria Artesanal tem sido uma verdadeira aliada na nossa missão de transformar vidas por meio da capacitação e do trabalho. As aulas ministradas aos usuários do Prato Cheio foi uma iniciativa excelente e mostra o comprometimento do Governo do Estado em melhorar a vida das pessoas”, destacou a secretária titular da Seas, Kely Patrícia.
Ao longo do ano, o projeto, que retomou as atividades na segunda-feira (10/02), vai capacitar beneficiários de outras unidades do Prato Cheio. A próxima turma a receber as aulas será composta por usuários da cozinha popular do Bairro da União, na segunda-feira (24/02). O objetivo é ampliar o número de pessoas certificadas e preparadas para multiplicar o conhecimento adquirido, além de garantir renda por meio da fabricação dos pães.
O coordenador da Padaria Artesanal, Adriano Silva, destaca que a capacitação aos usuários do Prato Cheio mostra o comprometimento do projeto em realizar seu objetivo, de promover oportunidade para pessoas em vulnerabilidade.
“É um grande prazer incluir os beneficiários do Prato Cheio nas nossas aulas! Estamos ampliando nosso alcance e isso é muito bom, estamos oferecendo uma chance de transformação pessoal e financeira, e é muito maravilhoso ver novos participantes do projeto parceiro que é o Prato Cheio”, disse.
De acordo com a gerente do Prato Cheio na capital, Myrian Simões, essa iniciativa garante a ampliação de conhecimento aos frequentadores dos restaurantes populares, além de incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho, fazendo com que muitos saiam da condição de vulnerabilidade.
“O Prato Cheio vai muito além de oferecer refeições e garantir a segurança alimentar. Nosso trabalho é também ajudar no desenvolvimento das pessoas que utilizam o programa. Quando criamos oportunidades de negócio, elas podem gerar renda, desenvolver habilidades e garantir a independência financeira dessas pessoas”, afirmou.
Padaria Artesanal
O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa pioneira na região Norte, da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Seas, e o Governo Federal, que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco principal do projeto é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo principal do Projeto Padaria Artesanal é capacitar indivíduos em habilidades empreendedoras relacionadas à produção de pães e produtos de panificação. Através dessa capacitação, busca-se não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também incentivar a criação de microempreendimentos locais e promover a inclusão produtiva.