Seas movimenta semana com ações do Novembro Azul nos CECFs
Dando continuidade às atividades da campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) programou, para esta semana, uma vasta programação, incluindo palestra, seção de embelezamento e saúde, à população masculina que participa dos grupos de convivência nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). A Campanha é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem.
Nesta terça-feira (12/11), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona sul, vai realizar serviços de embelezamento e saúde, com objetivo de sensibilizar homens de todas as idades sobre os cuidados com a aparência e a saúde, em especial a prevenção do câncer de próstata.
Para ajudar na autoestima masculina, o CECF oferece, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica (Cetam), serviços de barbearia e corte de cabelo. Também será realizado teste de glicemia, aferição da Pressão Arterial (PA) e vacinação, no salão central, das 8h30 às 12h.
O CECF Maria de Miranda Leão, situado no bairro Alvorada, zona centro-oeste, também realiza nesta terça-feira (12/11), uma Roda de Conversa com os Grupos de Convivência para tratar sobre a saúde do homem. A programação acontece na sala multiuso, às 15h.
O CECF Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona norte, optou por uma palestra intitulada “Novembrinho Azul”, voltada a saúde de crianças e jovens pelo Grupo de Convivência Maria Maria: Finas Joias, na sala multiuso, às 9h.
Na quarta-feira (13/11), o CECF Teonízia Lobo de Carvalho, no bairro Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, realiza uma Ação de Saúde com Roda de Conversa e serviços de testagem rápida, teste glicêmico, aferição de pressão arterial e atendimento clínico, na sala dos Grupos de Convivência, das 9h às 15h.
No mesmo dia, o Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, na zona oeste, também realiza a Campanha Novembro Azul com uma palestra e blitz educativa com os colaboradores e usuários da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), no hall do centro, das 8h às12h.
A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, alerta a população masculina para a importância de cuidar da saúde, principalmente os homens acima de 40 anos. “Quanto mais cedo se cuidar, as chances de cura são maiores, se for detectada alguma anomalia”, adverte.
Mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, os sete aparelhos sociais, situados em várias áreas da capital amazonense, estão tratando o tema, por todo este mês de novembro, visando alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre a população masculina, depois do câncer de pele.