Quem ama, se cuida: Idosos do Ceci Aparecida tem dia de embelezamento e cuidados com a pele

Texto: Margarida Galvão / Foto: Jimmy Christian

Uma ação de embelezamento e cuidados com a pele, cabelos e unhas marcou o encerramento das campanhas ‘Outubro Rosa’ e o Dia Internacional da Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso (Ceci), do bairro Aparecida, zona sul de Manaus.

Na parte da tarde, foi realizada, ainda, uma oficina de relaxamento e bem-estar, além da confecção de adereços para a torcida dos atletas que irão participar da Olimpíada Esportiva dos Idosos.

Mantido pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e parceiros, o centro se soma aos seis Centros de Convivência da Família (CECFs), que juntos realizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do poder público estadual com a comunidade, onde estão inseridos.

Na sexta-feira (18/10) os idosos do Ceci participaram de uma manhã de embelezamento com corte de cabelo e design de sobrancelha, oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), parceiro da Seas. Atualmente, o fluxo diário do Ceci é de 2.500 pessoas nas inúmeras atividades realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

A diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, disse que outubro está sendo um mês produtivo, com várias ações trabalhando as duas temática nos 10 grupos de convivência, com temas transversais, voltados para sensibilização e cuidados preventivos com a saúde da mulher, assim como os direitos e deveres da pessoa idosa.

“Os idosos são nossos multiplicadores nas famílias, porque levam esse despertar para as filhas e netas com relação ao câncer de mama e o do colo do útero”, disse a dirigente do Ceci, destacando ainda a participação do Ministério Público Estadual no centro, trabalhando a questão dos direitos e deveres”, destacou.

As atividades no Ceci fizeram parte do projeto ‘Quem ama, se cuida!’, em parceria com a Comepi, que além dos serviços, ofereceu brindes aos idosos.

Carol Pinheiro, assessora de marketing e assistente de RH da Comepi, afirmou que, desde o ano passado, a empresa, com mais de 20 lojas em Manaus e Boa Vista, está trabalhando o lado social, voltado à autoestima, com diversas instituições do Estado. “Trabalhamos com foco nas mulheres, crianças e agora estamos trazendo para os idosos do Ceci serviços de esmaltação, limpeza facial, lavagem e escovação do cabelo e maquiagem”, disse.

Experiências vivenciadas

A funcionária pública aposentada Maria Peres, 80 anos, não perde os serviços de embelezamento oferecidos no Ceci, por se tratar de um bom serviço oferecido pelo poder público aos idosos. Há 16 anos, a idosa frequenta as atividades do centro onde faz dança e ginástica. “Já fiz de tudo um pouco: oficina da memória, coral e outros”, disse a idosa mostrando as unhas esmaltadas com orgulho.

Dona Albertina da Silva Torres, 65 anos, optou pela limpeza facial e lavagem e escovação dos cabelos. “Estou me sentindo renovada, com a autoestima lá em cima”, disse a aposentada, que há 11 anos participa das atividades do centro, onde faz musculação, pilates e aula de ginástica com dança.

Os demais CECFs também realizaram atividades voltadas ao Outubro Rosa, nesta segunda. O CECF Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, promoveu uma roda de conversa sobre empoderamento feminino, pela parte da manhã.

O CECF Maria de Miranda Leão, no Alvorada, realizou oficinas com brindes e dinâmica com balões, visando promover aos adultos e idosos o pensamento criativo e lembrança da infância com pensamentos positivos.