Técnicos da Seas reforçam entrega de alimentos em municípios afetados pela seca

 

Texto: Ana Luiza Santos/ Foto: Divulgação Seas

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) é uma das secretarias envolvidas na Operação Estiagem 2024, que visa minimizar os impactos da seca que atinge o estado. Ao longo desta semana, pelo menos sete técnicos já foram enviados para municípios que sofrem os efeitos severos da estiagem e devem auxiliar na distribuição de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade que foram afetadas pela estiagem.

Nesta semana, os servidores chegaram aos municípios de Maués, Careiro da Várzea e Urucurituba. Nos próximos dias, as equipes serão enviadas para Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Codajás e Novo Airão.

A Seas atua em conjunto com a Defesa Civil do Amazonas e tem equipes à disposição para dar suporte em outros municípios se necessário. A secretária executiva adjunta da pasta, Selma Melo, destacou o compromisso do Governo do Amazonas com a população ao instituir várias ações de enfrentamento à estiagem.

“O Governo do Estado se planejou desde o começo do ano para esta situação, o que permitiu levar auxílio para quem mais precisa, especialmente em comunidades ribeirinhas e mais distantes. Isso demonstra o compromisso do Estado com o povo. A assistência social e seus técnicos estão sempre a postos para levar a ajuda necessária”, disse.

Na última quarta-feira (18/09), o Governo do Amazonas anunciou o envio de 1.500 toneladas de alimentos como parte das ações de ajuda humanitária aos municípios.

Os alimentos fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Amazonas, que também inclui a distribuição de água potável e apoio logístico para manter o abastecimento de suprimentos básicos nas áreas afetadas.