Seas promove aulas da Padaria Artesanal para comunitários do Careiro da Várzea

Texto: Margarida Galvão / Foto: Kerolyn Leigue

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), por intermédio do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, entre as zonas norte e leste de Manaus, capacitou na manhã desta segunda-feira (16/09), 22 pessoas da Comunidade Divino Espírito Santo, no Careiro da Várzea, com a produção de pães artesanais. Os participantes receberam certificados de conclusão do curso expedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Seas.

A capacitação faz parte do projeto ‘Padaria Artesanal’, promovido pela Seas, que já qualificou mais de 200 pessoas, desde sua criação, em julho de 2024. Além de promover o treinamento na técnica de panificação, o curso propicia aos participantes orientações sobre higiene, cidadania e empreendedorismo. O público alvo do projeto são pessoas em situação de vulnerabilidade para atuarem como empreendedores e multiplicadores de técnicas de panificação para a produção de pães.

A secretária de Estado de Assistência Social, Kely Patrícia, acredita que investir na capacitação empreendedora das pessoas é fundamental para fortalecer a economia local e promover a inclusão social.

Kely destaca ainda que o Projeto Padaria Artesanal não apenas oferece conhecimento técnico, mas também empodera os participantes, permitindo que desenvolvam seus negócios de maneira sustentável. “É gratificante ver tantas pessoas interessadas, participando das aulas, buscando conhecimento para empreender da melhor forma”, assinala a secretária.

Gerar renda

Uma das contempladas da Comunidade Divino Espírito Santo, Maria Almeida de Lima, 45 anos, já pensa em montar um negócio, visando gerar renda na comunidade. “A ideia inicial é repassar as informações recebidas aqui no Teonizia Lobo, visando multiplicar os conhecimentos recebidos, para outras mulheres da comunidade, e a partir daí quem sabe vai surgir algum tipo de negócio nessa área”, disse.

A comunitária Neuiza Gestrude Pinheiro, 39 anos, que já trabalha com salgados na comunidade, disse que o curso vai lhe proporcionar mais conhecimentos na área de alimentos. “Quero me aperfeiçoar na área de pães em geral, portanto, o curso veio em boa hora”, admite.

O responsável pelo projeto na Seas, Glaucio Serrão, disse que essa foi a 18ª turma do projeto ‘Padaria Artesanal’. “Por aula são oferecidas dez receitas de pães com técnicas simples e nutricionais, além do conhecimento sobre empreender”, frisa Glaucio Serrão.

As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras, com duração de oito horas, na cozinha polo do CECF Teonizia Lobo. Os interessados podem se inscrever através do site da Seas (seas.am.gov.br), acessar a aba Padaria Artesanal e efetuar a inscrição.