Seas comemora o Dia do Psicólogo com café da manhã especial

Texto: Candido Miranda / Foto: Jimmy Cristian

Nesta quarta-feira (28/08), a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou uma comemoração em homenagem ao Dia do Psicólogo (a) aos seus colaboradores. A homenagem ocorreu pela manhã, no auditório Dorinha Prado, na sede da secretaria.

O psicólogo é o profissional que dedica a sua vida a entender, cuidar da mente humana e promover uma vida mental mais saudável para todas as pessoas. A categoria é comemorada no dia 27 de agosto, data em que foi sancionada a Psicologia como profissão no Brasil, em 1962 por meio da sanção da Lei 4.119.

Na Seas, esses profissionais estão presentes no Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Departamento de Gestão do Suas (DGSUAS) e nos sete Centros Estaduais de Convivência da Família.

Texto: Candido Miranda / Foto: Jimmy Cristian

Para a psicóloga Alexia Valéria, do DPSE, homenagens como essas reconhecem os esforços do profissional e valorizam seus trabalhos na Assistência Social.

“Todas as homenagens que os profissionais estão recebendo significam o reconhecimento da sociedade, que está sendo levado a sério e visualizado pelas pessoas pois, são muitas situações que acontecem diariamente, muitas emergências que abalam emocionalmente a sociedade e daí a importância do Psicólogo (a) para manter saúde mental positiva e isso é motivador para que a cada nova situação o profissional dê o seu melhor”, disse.

Presente no evento, a secretária executiva adjunta da Seas, Selma Melo, destacou a importância dos profissionais de psicologia na Seas, pois são eles que atendem as necessidades emocionais da população em situação de vulnerabilidade social.

“O Psicólogo está dentro da política da Assistência social e das demais politicas como saúde, educação e outras áreas afins. É um parceiro primordial para atender a essa população, fazendo atendimento aos usuários nos centros de convivência, realizando grupos de serviços com fortalecimento de vínculos e tem um papel fundamental para transformar vidas”, disse a secretária.