Prato Cheio promove oficina sobre o cultivo de hortas no ambiente doméstico

Texto: Camila Vieira/Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realiza, nesta semana, uma oficina sobre o ‘Cultivo de Hortas no Ambiente Doméstico’, em cinco unidades do restaurante popular Prato Cheio. As atividades começaram nesta terça-feira (20/08), na unidade do Viver Melhor, na zona norte de Manaus.

O programa Prato Cheio, que oferece refeições acessíveis, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e bem-estar da comunidade. Desde sua criação, o Prato Cheio tem sido um ponto central para eventos educativos e informativos sobre saúde.

Nesta semana, o tema da oficina é o ‘Cultivo de Hortas no Ambiente Doméstico’, que visa ensinar aos participantes e usuários do Prato Cheio como cultivar seus próprios temperos e hortaliças de maneira natural e saudável.

“O funcionamento da oficina envolve a preparação do material necessário, incluindo terra e diferentes tipos de sementes, que são distribuídas em saquinhos identificados para o cultivo. O objetivo é incentivar o plantio de espécies alimentares, facilitando o acesso a esses alimentos de maneira econômica e promovendo o consumo de hortaliças frescas e orgânicas. Isso contribui significativamente para a segurança alimentar e nutricional da comunidade,” explicou Romulo Rodrigues, nutricionista da Seas, responsável pela oficina.

De acordo com Myriam Simões, coordenadora do Prato Cheio na capital, a oficina de hortas é uma ação educativa simples, mas de grande importância para os usuários do restaurante.

“A oficina de horta nos restaurantes Prato Cheio é mais do que uma atividade prática, é uma forma de empoderar os usuários com conhecimentos sobre cultivo e alimentação saudável. Queremos que eles levem para casa não apenas a refeição, mas também a capacidade de produzir seus próprios alimentos”, destacou.

Ao longo do mês, as oficinas também serão realizadas nas unidades localizadas nos bairros Petrópolis (22/08), Coroado (22/08), Compensa (23/08) e São José (30/08), a partir das 9h.

Prato Cheio

O Prato Cheio é um programa social que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo desempregados, pessoas com deficiência, trabalhadores informais e mulheres chefes de família em situação de extrema pobreza ou baixa renda. Com 44 unidades em funcionamento, sendo 18 em Manaus e 26 no interior do estado.

O programa é dividido em dois serviços distintos: nos restaurantes populares, o almoço é vendido pelo valor simbólico de R$ 1, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h; nas cozinhas populares, a sopa é distribuída gratuitamente, e cada pessoa tem direito a 1 litro do alimento, de sabores variados, de segunda a sábado, também das 11h às 13h.