Dia dos Avós: Ceci Aparecida fortalece laços entre idosos e seus netos

Valdisa e sua neta Brenda. Texto: Rebeca Artiagas / Foto: Kerolyn Leigue

No Dia dos Avós, comemorado nesta sexta-feira (26/07), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida é referência em atender o público da terceira idade e proporcionar diversas atividades e serviços. O espaço também se destaca por fortalecer os vínculos entre avós e netos que frequentam o local.

Um desses laços familiares que vem sendo fortalecido cada vez mais é o de Valdisa Costa, 72 anos, e sua neta Brenda Caroline da Silva, 27 anos, que juntas participam das atividades do centro, uma fazendo companhia para a outra.

Frequentadora do espaço desde 2009, Valdisa conta que foi graças a prática de atividades físicas e o retorno ao convívio social que venceu batalhas como a depressão e, também, se reaproximou de sua neta.

“Meu maior vício aqui no centro é o dominó, inclusive, fui campeã do torneio do ano passado. A minha neta faz os cursos juntos comigo, já fizemos informática básica juntas e vamos fazer o curso de mediador educacional. Isso é muito maravilhoso”, afirmou.

Brenda participa dos cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e aproveita para acompanhar sua avó nas atividades que ela desenvolve. Segundo ela, Valdisa é muito ativa e empenhada, o que ela admira.

“Ela já fez mais de 15 cursos. Teatro, violão, dominó, informática básica. Eu faço meus cursos e também fico perto dela e ela é sempre muito ativa. Aqui é a casa dela praticamente, ela passa o dia aqui. Minha avó é uma benção, amo demais ela e a companhia dela, inclusive ela é mais ativa do que eu’’, afirma Brenda.

Outra dupla que costuma frequentar e fortalecer os vínculos através do Ceci Aparecida é dona Amazonina da Conceição, 82 anos, e seu neto Vicente Trindade, 17 anos. A idosa começou a frequentar o espaço em 2022, e desde então está constantemente participando das atividades esportivas e culturais, sempre com o apoio do neto.

“Eu sempre venho e gosto de participar das atividades. Eu costumo vir duas vezes na semana, nas quartas e sextas. Danço bolero e me divirto muito, e tenho sempre o apoio do meu netinho”, disse Amazonina.

Amazonina e seu neto Vicente. Foto: Kerolyn Leigue

Para Vicente, sua avó é muito animada e isso o deixa muito orgulhoso. Ele costuma prestigiar algumas atividades e apresentações as quais Amazonina participa no centro de convivência. Ele está sempre na plateia, aplaudindo a avó.

“Eu sou muito agradecido pela saúde da minha avó, por ela ser sempre muito agitada, muito independente. Ver ela praticando as atividades é como se ela estivesse revivendo a juventude dela, podendo dançar e aproveitar”, disse Vicente, orgulhoso.

O Ceci fica localizado no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, e é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Atendendo em média 2.500 pessoas por dia, o espaço promove atividades socioeducativas, esportivas e culturais, desempenhando a tarefa de proporcionar o vínculo social entre os idosos e a comunidade. Além disso, também promove uma variedade de cursos profissionalizantes para a pessoa idosa e jovens.

De acordo com a diretora do Ceci, Lilia Albuquerque, o maior objetivo do Governo do Amazonas, por meio do espaço público, é o fortalecimento de vínculos dos idosos com a comunidade e seus familiares.

“Nós trabalhamos para fortalecer o vínculo da pessoa idosa com sua família. Quando promovemos as atividades e os eventos, os familiares sempre estão presentes, então, estamos cumprindo com nosso objetivo da família estar presente na vida desses idosos”, destacou Lilia.

Segundo a gerente da Rede de Proteção, Rita Abecassis, durante essa semana, em comemoração ao Dia dos Avós, foram realizadas diversas atividades voltadas para os idosos e em homenagem a data comemorativa.

“Na programação do Dia dos Avós, nesse contexto de comemoração, as atividades programadas para este dia são justamente para alcançar esse objetivo de fortalecer também o vínculo familiar. Isso é de extrema importância na vida do idoso, a convivência com a família, o fortalecimento desse laço”, afirmou.

Idosos participam de gincana gerontológica no Ceci Aparecida. Foto: Kerolyn Leigue