Mães que frequentam os Centros de Convivência vivem semana de momentos especiais

Texto: Margarida Galvão / Foto: Jimmy Christian
Mães participantes dos sete Centros Estaduais de Convivência da Família e o do Idoso (Ceci), mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da assistência Social (Seas), viveram momentos especiais, no decorrer desta semana, que antecede o Dia das Mães, celebrado neste domingo (12/05).
As atividades direcionadas às mães tiveram como objetivo homenageá-las com a realização de passeios externos em balneários e parques; cafés compartilhados, rodas de conversas, palestras, entre outros, visando promover a integração e a socialização entre as famílias atendidas nesses espaços públicos, com o desenvolvimento de atividades que possibilitam o convívio familiar e comunitário da população em situação de vulnerabilidade e risco social por serviços de assistência.
Nesta sexta-feira (10/05) o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, encerrou sua programação para as mães, participantes dos nove grupos de convivência, com uma missa de ação de graças, seguida de uma palestra sobre “A saúde da mulher”. Teve também, seção de fotografias no painel, dedicado às mães, além da distribuição de brindes e um bolo de parabéns.
De acordo com a diretora do CECF Magdalena Arce Daou, Ana Paula Nogueira, a programação do Dia das Mães foi realizada em três dias: Iniciou na segunda (06/05) com a participação da Rede de Proteção e do Programa Mais Vida, com alongamento, aulão de dança, jogos teatrais e sorteio de brindes. No dia 08/05 as mães participaram de gincana e sorteio de brindes.
“Como são em torno de 200 mães, nos nove grupos de convivência, fizemos várias ações para atender a todas”, disse a diretora, destacando que nessa finalização das homenagens, houve a participação de todos os parceiros do centro. “Encerramos com muita música e a presença do cantor Léo Lobato”, completou Ana Paula Nogueira.
Moradora do bairro São Raimundo, Marleide Gordiano, 77 anos, participante das aulas de pilates e hidroginástica, disse que há um ano faz parte desse universo do Magdalena, onde tem se revigorado. “É muito prazeroso ter esse local, que diariamente tem sido a minha segunda casa, até já consegui trazer minha filha”, admite.
Mãe de cinco filhos, menores, Fabiana Rodrigues de Oliveira, 42 anos, disse que o local tem uma simbologia significativa em sua vida. “Me casei num casamento coletivo, realizado no Magdalena em 2018, e trago meus filhos para participar de cursos e outras atividades nesse local” assinala.
Semana das mães
Nos demais centros, a programação dedicada às mães foi bem extensa, com brincadeiras e lazer. O Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, situado no Japiim, zona sul, realizou na tarde de hoje ‘O Baile das Mães’, na quadra poliesportiva do centro. Na semana, as mães foram ao balneário, tiveram aulão de pilates e lanche compartilhado.
O Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona centro-oeste, homenageou as mães na tarde dessa sexta com sorteio de brindes, na área gourmet, além de bazar e música, tendo como convidado especial Dubarranco. Na semana, houve ação social com corte de cabelo feminino, design de sobrancelhas, atendimento fisioterápico, além de aula de alongamento, pilates e café compartilhado.
O Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte, realizou uma sexta especial às mães, com aulão especial de Hitbox; funcional de rítmos e pilates, seguido de almoço com os grupos de convivência. Na parte da tarde, teve seção de beleza com corte de cabelo, manicure, sobrancelha, limpeza de pele, além de bazar. A partir das 17h, ocorreu apresentação da turma de ritmos e bolero, show dançante, com uma mistura de ritmos de música latina (salsa, bachata, xote).