Em clima de festa junina, Ceci Aparecida promove oficina de comidas típicas para idosos

Texto: Margarida Galvão / Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), situado no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus, promoveu nesta quarta-feira (28/06) uma oficina de comidas típicas junina para um grupo de 35 mulheres que fazem parte dos grupos de Convivência “Futuro Melhor” e “Criative-se”.

Além de se confraternizar, as participantes tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais da culinária regional, que neste período do ano se volta para itens como pamonha, canjica, munguzá, milho cozido e muito mais.

O foco da aula oferecida pela professora Nely Alves, integrante do Grupo “Futuro Melhor”, foi instruir as idosas sobre o processo de produção do mungunzá feito com milho branco, tendo como componentes leite de coco, leite condensado, creme de leite, cravinho, castanha, canela em pó e sal a gosto. “Tem muito mais opções, que podem ser acrescentadas ou diluídas, dependendo do gosto de cada pessoas”, disse.

Administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), o Ceci Aparecida oferece oficinas para promover habilidades na produção de produtos típicos, difundir a cultura regional e também como forma de gerar renda extra aos participantes do centro, voltado para envelhecentes e idosos.

A diretora Lilia Albuquerque defende a necessidade de que os idosos não deixem morrer a história cultural regional, comidas e costumes, para a nova geração. “Precisamos fazer esse resgate dos costumes do Norte e Nordeste, principalmente nesse período junino, que dá muita ênfase ao consumo do milho cozido, milho assado, da tapioca e outras iguarias”, ressaltando que apesar do mungunzá ser uma comida típica do Nordeste, com a migração dos nordestinos para o Amazonas, a iguaria foi muito bem aceita pelos amazonenses.

A idosa Maria de Fátima Andrade, 64 anos, dos quais nove participa de atividades no Ceci, é uma das admiradoras da guloseima. “Gosto muito do mingau de mungunzá e sempre que posso faço em minha casa, tanto nas festas juninas, como fora da época”, disse. Moradora do bairro Petrópolis, Maria de Fatima participa de várias atividades no Ceci, entre os quais aulas de dança, cursos, e dos boleros realizados às sextas feiras. “É um local acolhedor”, confessa.

Em processo de aposentadoria, Mizuê Renda Correa, 62 anos, está há seis meses participando das atividades do Ceci, realizando cursos, entre os quais, corte e costura e pintura em tecidos. “Pela primeira vez estou fazendo a oficina de comidas típicas, amei e quero me aperfeiçoar para gerar uma renda extra”, admite.