Centros de Convivência da Família e do Idoso têm programação junina animada e diversificada
Dia do Meio Ambiente, Dia dos Namorados, Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil e Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa são os eventos incluídos na programação junina dos sete Centros de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). O Ceci é voltado à proteção social básica de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A programação tem um pouco de tudo. De Oficina de Sinalização de Coleta Seletiva e Reciclagem e distribuição de mudas a palestra sobre a Erradicação do Trabalho infantil e roda de conversa sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e um baile em comemoração ao dia dos Namorados. Também não vai faltar a tradicional festa junina com vendas de comidas típicas, escolha do rei e rainha caipira, apresentação de quadrilha e música ao vivo,
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.
O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15/6, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las
De acordo com a coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, a programação dos Centros Estaduais de Convivência foi muito bem elaborada para esse mês festivo, oferecendo aos frequentadores um conjunto de serviços que visam informar, defender e denunciar quando for necessário. “Além disso, teremos a tradicional festa junina, que irá levar os usuários desses equipamentos públicos a entrarem no clima de festa com a degustação de comidas típicas da época junina”, sintetizou.
Veja a programação na íntegra
Centro Estadual de Convivência Família Teonízia Lobo – Mutirão
12/06 – Palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil na Escola Estadual Juracy Batista, às 15h.
15/06 – Uma roda de conversa sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, às 9h, no centro.
16/06 – Realização de um baile em comemoração ao Dia dos Namorados e apresentação de uma dança dos usuários do Projeto Mais Vida, às 18h.
23/06 – Passeio Cultural, ao Museu da Amazônia (Musa), saída às 8h
28/06 – Roda de Conversa e dinâmica em alusão ao Combate as Drogas, às 15h
Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – Santo Antonio
05 a 07/06 – Semana do Meio Ambiente com o tema: Soluções para poluição plástica. A ideia é orientar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva e a educação socioambiental, com entrega de mudas no Salão Central do centro, durante a semana.
12 a 16/06 – Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, visando sensibilizar sobre a pratica de exploração infantil com debates e palestras. As ações serão realizadas em escolas estaduais próximo ao Magdalena e no próprio centro, no horário escolar.
15/06 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com a participação de integrantes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Secretaria Estadual de Cultura (SEC) e a Delegacia do Idoso.
26 a 30/06 – Semana em Alusão ao Combate às Drogas, As técnicas do psicossocial estarão em atividade nas escolas estaduais em parceria com o Distrito Oeste de Educação, no horário escolar.
Centro Estadual de Convivência Família 31 de Março – Japiim
05/06 – Em alusão ao Dia do Meio Ambiente será realizada uma Oficina de Sinalização de Coleta Seletiva e Reciclagem com os Grupos de Convivência: Campeões I e II, Hall do CECF 31 de Março, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
No mesmo dia, acolhimento dos novos alunos dos cursos ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), seguido da apresentação de normas e rotinas; apresentação da equipe e atividades do 31 de Março, das 9h às 10h, das 15h às 16h e das 18h às 19h,
12/06 – Caminhada e panfletagem em alusão a Erradicação do Trabalho Infantil, na Lagoa do Japiim, na Avenida Rodrigo Otávio (Sinais), Feira Municipal do Japiim, das 8h às 9h30.
13 a 15/06 – Oficina em alusão a Erradicação do Trabalho Infantil para confecção de catavento (símbolo da campanha com os Grupos de Convivência: Dança e Arte I, II, III e IV, na sala de dança, das 9h às 10h e das 14h às 15.
14/06 – Passeio ao Zoológico do CIGS em alusão a Dia do Meio Ambiente, Visita ao Zoológico do CIGS para mostrar as espécies da fauna e flora amazônica, das 8h às 12h.
14/06 – Roda de Conversa sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Abordagem sobre conceito de violência contra a pessoa idosa, tipos de violência e rede de atendimento e apoio, no hall do CECF, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
16/06 – Danças com ritmos diversos em alusão ao mês junino, na quadra do centro das 7h30 às 8h30.
16/06 – Palestra sobre a Erradicação do Trabalho Infantil, conceito, legislação e rede de atendimento e apoio, no hall do CECF 31 de Março, das 14h às 15h.
26/06 – Palestra sobre o Combate às Drogas, abordagem sobre conceito, tipos e rede de atendimento e apoio para dependentes químicos, no hall do CECF, das 9h às 10h e das 14h às 15 h.
28/06 – Celebração dos aniversariantes do mês com café da manhã e lanche da tarde compartilhado, música ao vivo e danças diversas, no hall do CECF, das 9h às 10h e das 14h às 15h.
30/06 – Arraial do CECF do 31 de Março, festa junina com atração musical, comidas típicas, danças típicas diversas, na quadra, às 16h.
Centro Estadual de Convivência Família “André Araújo’- Raiz
02/06 – Oficina de reciclagem – Recriando Pra Plantar, Sala Multiuso, às 14h.
07/06 – Atividade em alusão ao Meio Ambiente: Transformando nosso Jardim em Saúde, no jardim externo do centro, às 9h.
12/06 – Aulão de ritmos “O amor está no ar!, com café da manhã partilhado, aulão de ritmos, na quadra do CECF, das 8h às 10h.
14/06 – Teatro “Diga não ao trabalho infantil”, com crianças do grupo de convivência e equipe, na sala multiuso, às 9h.
15/19 e 21/06 – Semana Mundial sobre a conscientização da Violência contra o Idoso, Palestra com idosos frequentadores do centro de convivência, nas dependências deste CECF, às 9h e às 14h.
15/06 – Cine: Diga não ao trabalho Infantil!, Cinema com o Grupo de Convivência Crianças para o futuro, na Sala Multiuso, às 13h.
22/06 – Conscientização sobre a doação de sangue, roda de conversa sobre a importância da doação de sangue, na quadra, às 10h.
23/06 – “Venha brincar de boi, Parintins é aqui!”, Aulão de ritmos com a presença de um dançarino de boi, na quadra, às 8h.
26/06 – Palestra de prevenção às drogas com adolescentes do centro de convivência, na sala multiuso às 14h.
27/06 – Palestra de prevenção às drogas, com adolescentes da Escola Tiradentes, às 9h.
28/06 – Palestra de prevenção às drogas, com adolescentes da Escola Tiradentes, às 14h.
30/06 – Passeio externo com os grupos de Convivência Mente em Foco, Voz Ativa e Girassol e aniversariantes do mês, das 8h às 16h.
Centro Estadual de Convivência Família Maria de Miranda Leão – Alvorada
06/06 – Palestra sobre a Conscientização do Meio Ambiente, sala multiuso do CECF, das 9h às 11h.
12/06 – Peça Teatral de Conscientização sobre o Trabalho Infantil, escola E.E Alda Barata, das 10h às 11h.
12/06 – Aulão de ritmos dos enamorados, sala multiuso do Maria de Miranda Leão, das 10h às 11h. No mesmo dia, o aulão dos enamorados acontece das 16h às 17h.
15/06 – Roda de Conversa sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, salão multiuso do centro, das 10h às 11h. No mesmo dia, a mesma programação se repete das 15h às 16h.
16/06 – Sensibilização sobre a Campanha de Combate à exploração do Trabalho Infantil, CSU do Parque Dez, das 19h às 21h.
26/06 – Ação Social voltada para pessoas em situação de rua com corte de cabelo, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, teste rápido e vacinação no Centro Pop, das 9h às 12h.
30/06 – Festa Junina com vendas de comidas típicas, escolha do rei e rainha caipira, apresentação de quadrilha e música ao vivo, salão multiuso do centro, das 14h às 18h.
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Cidade Nova
05/06 – Para celebração do meio Ambiente, sensibilização sobre reciclagem e lixo coletivo; sensibilização coletiva para o plantio de mudas no jardim; exposição de trabalho com material reciclável, na área externa do CECF, às 8h30. No mesmo dia, Oficina de reciclagem e plantio às 14h30.
12/06 – Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, apresentação do Liceu de Artes Cláudio Santoro; palestra de prevenção e sensibilização contra o trabalho infantil, Cine teatro às 9h. Na parte da tarde, palestra de prevenção e sensibilização contra o trabalho infantil; encenação de como acontece o trabalho infantil, no Cine teatro às 15h.
16/06 – Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, apresentação de dança idosos Liceu de Artes Cláudio Santoro e projeto Mais Vida; palestra de prevenção e sensibilização a violência contra pessoa idosa; Cine teatro, às 9h.
19/06 – Palestra sobre tipos de violência, aspectos emocionais e direito do idoso. encenação de violência contra o idoso, Cine teatro, às 15h.
26/06 – Semana em alusão ao combate às drogas, panfletagem, orientação, na área externa, às 18h.
30/06 – Programação cultural, esquenta e chamada para festa julina, no salão externo, às 9h.
Centro Estadual de Convivência do Idoso – Ceci
31/05 a 02/06 – Concessão de espaço para capacitação com roda de conversa, realização das atividades psicossociais para 20 profissionais da assistência social, abordando saúde mental dos profissionais que atuaram na linha de frente do combate do Covid-19, impactos psicológicos como ansiedade, estresse e depressão, fazer conhecer a rede de apoio aos profissionais, na multiuso, às 14h
03/06 – Realização de Oficina de Hidroginástica para 40 Servidores do Programa + Respirar, na Piscina, 8h às 12h.
05/06 – Início dos cursos do parceiro Cetam, das 8h às 12h; das 14h às 17h e das 18h às 21h.
05 a 07/06 – Semana do meio ambiente com passeios ecológicos com os Grupos de Convivência, distribuição de mudas e orientação sobre coleta seletiva no Cigs, Musa, Mindu e Ponta Negra das 8h às 12h e das 14h às 17h.
12 e 13/06 – Semana de Erradicação do Trabalho Infantil com debates sobre o tema entre usuários, palestras e teatro com os Grupos de Convivência e escolas parceiras em parceria com Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedeca) na sala multiuso I, às 9he às 14h.
14/06 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, blitz com abordagem e panfletagem na frente do Ceci, com parceiros, usuários e comunidade, na área externa do Ceci, às 9h.
16/06 – Tarde cultural baile do Ceci com exposição de produtos artesanais e bazar, baile temático em comemoração ao Dia dos Namorados, com Carrossel da Saudade, no Salão central, das 14h às 21h30.
19/06 – Realização de Ação com Unidade Móvel com atendimento a Pessoa Idosa (Umap) com sensibilização em alusão a Campanha Estadual Junho Violeta de combate à violência contra a pessoa idosa, no estacionamento, das 8h às 12h.
22/06 – Oficina de comidas típicas junina, visando promover habilidades na produção e venda de produtos típicos juninos como forma de geração de renda, das 8h às 12h
24/06 – Evento cultural com festa junina do Projeto + Respirar, no salão central
26 e 27/06 – Semana em alusão ao Combate as Drogas, sensibilização, exposições, teatro e outras atividades, com os usuários e escolas parceiras, salão central e sala multiuso I, às 9h.
31/06 – Aulão temático em alusão ao mês do meio ambiente e o combate à violência à pessoa idosa, salão central, às 9h.