Seas promove sexta especial às Mães com bailes e serviços de embelezamento nos Centros de Convivência de vários bairros
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) promoveu nesta sexta-feira (12/05) várias celebrações dedicadas às mães, contempladas com os serviços oferecidos à rede de proteção básica, que são atendidas nos Centros Estaduais de Convivência da Família, situados em várias zonas da cidade. As homenagens pelo Dia das Mães, celebrado internacionalmente no próximo domingo (14/05), iniciaram na sede da Seas, que preparou um café especial às servidoras mães, tanto biológicas, como adotivas.
A titular da Seas, Kely Patricia Paixão destacou a importância desse papel tão complexo para as mulheres, porque envolve realizações pessoais e ao mesmo tempo responsabilidades por uma vida que está em suas mãos, tanto para manter, educar e dar amor. “Não importa se o filho é biológico ou adotivo, o amor é o mesmo”, assinalou.
No Centro Estadual de Convivência Família André Araújo’, situado no bairro da Raiz, o tema da festa foi “Minha Mãe é Uma Graça”, iniciando com um aulão de ritmos com as mães, seguido de um café da manhã. As homenageadas também tiveram acesso a serviços de saúde oferecido pela UBS de Petrópolis. Também não faltou sessão de massoterapia, como também embelezamento, com corte de cabelo e tranças; designe de sobrancelhas, sorteios, brindes e música ao vivo. Toda essa programação aconteceu na quadra do CECF, das 8h às 12h.
O Centro Estadual de Convivência Família 31 de Março, situado no bairro, Japiim, optou comemorar com o ‘Baile das Flores’, uma atração musical para as mães, que também tiveram um espaço gastronômico, com várias iguarias; sorteio de brindes, além de apresentações dos integrantes dos Grupos de Convivência. A programação iniciou a partir das 16h.
O Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, situada no bairro da Alvorada, realizou o Baile das Rosas, em alusão ao Dias das Mães, com sorteio de brindes e lanche partilhado, no Salão Multiuso do centro. A programação foi realizada no horário das 14h30 às 16h30h.
O Centro Estadual de Convivência Família Teonizia Lobo, situado no Mutirão, homenageou às mães com o Baile “As Rosas de Maio” com lanche, sorteio de brindes, a partir das 18h.
A celebração do Dia das Mães surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos, sendo criada pela ativista Anna Jarvis, como forma de homenagem à sua mãe. No Brasil, a data foi oficializada na década de 1930. A data é considerada para o comércio a segunda melhor, só perde para o Natal.