Em Tabatinga, programa Dignidade Menstrual entrega mais de 13 mil pacotes de absorventes para meninas estudantes
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), realizou, nesta quarta-feira (1º/03), a entrega de 13.644 pacotes de absorventes para atender meninas e mulheres que frequentam a rede pública de ensino do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), localizado no Alto Solimões.
“O governador Wilson Lima sempre se mostrou sensível às pautas das mulheres e o combate à pobreza menstrual é uma prioridade na sua gestão. Estamos começando março, mês da mulher, e essa entrega não poderia ser mais simbólica. Uma em cada quatro meninas falta à aula porque não tem condições de manter a higiene durante o período menstrual, o que leva à evasão escolar. É isso que estamos combatendo aqui hoje. Todas as meninas e mulheres têm direito a uma vida digna e combater a pobreza menstrual é parte disso”, disse a secretária titular da Seas, Kely Silva.
O combate à Pobreza Menstrual é uma das prioridades e um feito histórico na administração do governador Wilson Lima, que determinou o empenho do seu secretariado na criação de programas com objetivo de minimizar esse problema social que afeta, principalmente, as meninas que menstruam oriundas de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Dignidade Menstrual
Ao todo, foram distribuídos 13.644 pacotes de absorventes para as 3.411 alunas das redes estadual e municipal de ensino de Tabatinga, com idades entre 12 e 18 anos. A ação faz parte do programa Dignidade Menstrual, lançado em 2021 pelo Governo do Amazonas, e que envolve as secretarias de Assistência Social e de Educação e Desporto (Seduc).
As entregas ocorreram na Escola Estadual Cívico-Militar Conceição Xavier de Alencar, localizada na avenida da Amizade, Centro, e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Tabatinga.