Equipe multidisciplinar da Seas realiza apoio técnico em Pauini

Texto: Margarida Galvão/Seas  FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAS

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), iniciou nesta quinta-feira (07/04), no município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus), uma série de atividades de apoio aos técnicos que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  O objetivo da ação, que se estende até o dia 13 de abril, é qualificar o atendimento para acesso aos serviços, programas e benefícios ofertados à população pauiniense.

A equipe multidisciplinar enviada pela Seas a Pauini é composta por técnicos do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), Departamento de Gestão do Sistema Único da Assistência Social (DGSUAS), Coordenação do Programa Auxílio Brasil e Cadastro Único; Programa Criança Feliz; Coordenação de Monitoramento e Avaliação (CMA), além de um integrante do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

O público alvo a ser atendido pela equipe multidisciplinar da Seas são os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pauini, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cadastro Único e do Programa Criança Feliz.

O objetivo da ação é dar apoio técnico referente à implantação e implementação da vigilância; orientação e monitoramento dos municípios quanto à implantação e implementação de Gestão do Trabalho; orientações referentes à Rede SUAS. Será oferecido também apoio técnico e orientações técnicas ao Programa Criança Feliz.

Além disso, vai ser oferecido também apoio técnico para aprimoramento da gestão do SUAS, promovendo a qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais no âmbito da Proteção Social Básica. Também está sendo ofertado apoio à gestão municipal do Cadastro Único e do Programa Auxílio Brasil e suas condicionalidades e ações continuadas.

A coordenadora Estadual do Programa Auxílio Brasil e Cadastro Único, Ana Claudia Soares da Rocha, disse se tratar de uma ação positiva, porque propicia esse contato da Seas com a realidade do município, cujo serviço social é realizado, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelos técnicos do Suas para a execução da política pública.