Servidoras da Seas participam de ação alusiva ao Outubro Rosa
Foram realizadas ações que incentivam o autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Como parte das atividades alusivas ao ‘Outubro Rosa’, as servidoras da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) participaram, nesta quarta-feira, 20/10, de uma série de ações que incentivam o autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram oferecidos serviços gratuitos como massoterapia, embelezamento e palestras que destacavam a atenção à saúde da mulher.
Uma das palestrantes foi a enfermeira Val Queiroz, diagnosticada com câncer de mama no ano passado e que atualmente faz radioterapia para tratar a doença. Ela frisou a importância do autoexame e falou sobre a sua experiência diante do diagnóstico.
“Eu sempre me cuidei e sempre tive uma rotina de exercícios, sou da área da saúde. O diagnóstico, primeiramente, foi um baque. Fiquei desesperada. Depois, precisei reagir. Já passei por quimioterapia e cirurgias. Há quase um ano, não via esperança para mim, mas encontrei forças na minha fé e desde então sou uma nova pessoa. Nunca me senti tão forte, acolhida e amada. Poder falar sobre a minha experiência, alertar outras mulheres sobre a importância do autoexame e informá-las sobre seus direitos é extremamente importante para mim”, disse.
No evento, as servidoras tiveram, ainda, atração musical e dança. A titular da Seas, Alessandra Campêlo, disse que iniciativas que aliam bem-estar à prevenção são primordiais e frisou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
“Apenas em 2021, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 450 novos casos da doença no Amazonas. Iniciativas como essa são extremamente importantes porque valorizam as mulheres, estimulam o cuidado com a saúde. Nós precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer mamografia e autoexame, aliar uma boa alimentação e exercícios físicos à rotina”, explicou.