Seas promove experiência lúdica para refugiados venezuelanos no Abrigo do Coroado
No Shopping Saiaf, os acolhidos puderam escolher roupas e acessórios frutos de doações
Uma experiência lúdica com o objetivo de exercitar a autonomia movimentou a rotina dos 101 refugiados venezuelanos acolhidos no Abrigo do Coroado. Foi o Shopping Saiaf – Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias, realizado na tarde de quarta-feira (22/07) no espaço, localizado na avenida Cosme Ferreira, na zona leste de Manaus. Desde julho do ano passado, o abrigo é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
No Shopping Saiaf, roupas, acessórios e calçados foram organizados em araras e prateleiras na sala multiuso do abrigo para que os usuários do acolhimento pudessem escolher as peças que mais lhes agradassem. Todos os adultos tiveram acesso à escolha das peças, mas os primeiros a entrar foram aqueles que colaboraram na divisão de tarefas para limpeza do espaço.
A coordenadora do Abrigo do Coroado, Elizete Péres, explicou que essa foi a contrapartida para reconhecer o esforço dos abrigados que se dedicam às tarefas de rotina daquele serviço de acolhimento.
“Nossa equipe não é tão grande, e por isso precisamos da colaboração de todos para manter o espaço em ordem. Por isso priorizamos a entrada daqueles que nos apoiam nas tarefas aqui, mas todos puderam ter acesso ao shopping”, enfatizou a coordenadora.
Doações – As roupas, calçados, bolsas, cintos e outros acessórios para o público adulto e infantil, além de brinquedos, são resultantes de doações da população manauara à base emergencial de acolhimento provisório da Arena Amadeu Teixeira, que atende à população em situação e rua e está em processo de desmobilização, e de pessoas que doam objetos diretamente ao Abrigo do Coroado.
Cada acolhido teve direito de escolher quatro peças de roupa e um par de calçados. Como forma de evitar aglomerações, foram criados grupos de cinco pessoas para entrar na sala multiuso e escolher suas peças. A experiência durou duas horas e meia.