Seas faz acolhida dos novos servidores que vão atuar no Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) iniciou nesta terça-feira (14/01), no horário das 8h às 14h, o processo de acolhida e capacitação dos novos profissionais que vão trabalhar nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci). Realizado no auditório da Seas, o evento se estende até sexta-feira (17/01) e tem como objetivo o fortalecimento da rede de proteção social básica na cidade de Manaus.

Na abertura dos trabalhos desta manhã, a secretária executiva adjunta da Seas, Fernanda Ramos, deu as boas-vindas aos novos funcionários, ressaltando a importância da capacitação, que vai permitir à nova equipe atuar da melhor forma possível, conforme preconiza a assistência social. Formada por 48 profissionais, reunindo assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e orientador social, a equipe foi contratada mediante Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades), no final do ano passado.

“Vocês entram com o grande desafio de contribuir para o fortalecimento da política de assistência social no campo da proteção social básica”, disse a secretária, ressaltando a importância do trabalho realizado nos Centros Estaduais de Convivência. “Eu que já trabalhei em centros de convivência, conheço muito bem a dinâmica desse trabalho, que exige a necessidade de entender o que é política social e qual o seu papel dentro da sociedade”, frisou.

Fernanda Ramos também agradeceu o empenho das diretoras dos sete Centros Estaduais, sendo seis de Convivência, e um do Idoso, presentes no evento, ressaltando o árduo trabalho realizado em 2019, um ano difícil e que exigiu empenho dos gestores. “Mas, no final, conseguimos atingir as metas projetadas, resultando em mais de 1,53 milhão de atendimentos em atividades esportivas e de lazer, atividades socioculturais, educação, assistência social e fisioterapêuticas”, informou.

Acolhida profissional – A coordenadora do Projeto Fortalecimento à Rede de Proteção Social Básica, Simone Lisboa, explica que, considerando as especificidades da política de Assistência Social, a Seas iniciou ainda na segunda-feira (13/01) o processo de acolhida e de preenchimento de cadastros dos 48 profissionais que vão fazer parte do time de profissionais da Seas a partir de agora.

“A semana vai funcionar como um ‘laboratório’, cujos profissionais vão aprender sobre normas, procedimentos, fluxos e lotação, além de conhecer as dependências da Seas, dos Centros e vão ter rodas de conversas”, frisou.

De acordo com Simone Lisboa, a nova equipe precisa entender a dinâmica de trabalho da Seas como um todo, inclusive dos Centros de Convivência onde os profissionais irão atuar, visando desenvolver a política de assistência social do Estado do Amazonas. Segundo a coordenadora do projeto, a distribuição das equipes nos sete centros vai se dar mediante o cadastro, cujo resultado sai no encerramento das atividades desta sexta-feira.

Grande expectativa – Os novos servidores, cujo contrato foi assinado no último dia 13 de janeiro com a Aades, aguardam com expectativa o início dos trabalhos nos Centros Estaduais de Convivência e do Idoso. Uma das participantes do PSS, Micheli Ortiz, que vai atuar como orientadora social, disse que a expectativa é grande, porque está sendo a primeira vez que participa de um processo para trabalhar no campo da assistência social. Ela acredita que vai ajudar e ser ajudada porque vai interagir com o próximo.

“Trabalhar com o ser humano parece ser tarefa difícil, mas acredito que se doando e fazendo o trabalho com amor, tudo sairá bem. Portanto, vou me doar ao máximo para que esse projeto, de fato, alcance o objetivo desejado”, frisou.

A assistente social Suzana da Silva Holanda, também recém-contratada pela Aades, aguarda com expectativa poder passar seus conhecimentos aos frequentadores dos Centros, onde vai procurar dar o seu melhor para atender as pessoas, a fim de que se sintam acolhidas e recebam as informações que forem buscar. Suzana atuou como estagiária no projeto Jovem Cidadão, por dois anos, onde adquiriu vasta experiência.

“Sempre tive um sonho de trabalhar em Centro de Convivência, e hoje me sinto realizada em poder fazer parte dessa equipe contratada para trabalhar num desses locais”, assinalou.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO INTRODUTÓRIA DO SUAS