Seas promove campanha Outubro Rosa com ação de embelezamento para servidoras
As ações da campanha “Outubro Rosa” na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) foram abertas na manhã desta segunda-feira (21/10) com uma programação voltada ao embelezamento das servidoras. O setor de Bem-Estar do Servidor do órgão programou, com a participação do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), uma ação de estética facial, propiciando às mulheres designer de sobrancelha, maquiagem, além de penteado, corte de cabelo e esmaltação nas unhas.
A psicóloga Ketlen Nascimento, do Setor do Bem-Estar do Servidor da Seas, destacou a importância de valorizar a autoestima da mulher, que ao se sentir bem na aparência externa vai se estimular para cuidar da beleza interior e evitar doenças. “A mulher gosta de se cuidar, só que nem sempre consegue fazer isso. Então, utilizamos a campanha para passar informações sobre câncer de mama e também para proporcionar momentos de embelezamento”, disse.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Desde 2010, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aderiu à campanha, promovendo conscientização sobre a doença com eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como materiais e outros recursos educativos para informar sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.
Palestra – Em alusão à campanha, a Seas tem também programada uma palestra interna para o dia 29 de outubro, às 13h, no auditório do órgão, com uma enfermeira oncologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) que irá falar sobre a questão da prevenção. “Vamos contar com a participação de uma convidada que faz tratamento de câncer de mama, que na ocasião irá fazer um relato da vida dela após adquirir a doença”, informou Ketlen Nascimento.
Parceria governamental – Realizada no horário das 8h às 14h, na sala Multiuso da Seas, a seção de embelezamento contou com a participação de vários professores do Cetam e alunos que fazem cursos de designer de sobrancelha, maquiagem, penteado, corte de cabelo e manicure e pedicure etc.
A professora do Cetam, a designer de sobrancelhas e micropigmentadora, Raimunda Nascimento, destacou a importância desse trabalho realizado dentro das repartições públicas, o que demostra a preocupação dos gestores públicos com a valorização e bem-estar do servidor. “Esse tipo de ação traz para as servidoras autoestima, valoriza essa mulher que muitas vezes não tem tempo de embelezar suas sobrancelhas, unhas etc”, disse, ressaltando ainda a importância para os alunos do Cetam, que nessas ações aplicam todo o conhecimento que desenvolvem em sala de aula para o público. “Eles obtêm conhecimentos e segurança, uma forma de projetá-los ao mercado de trabalho”, completou.
Iniciativa elogiada – Servidora da Seas, há 25 anos, Raimunda Dorvalina, considera importante esse tipo de ação, porque propicia uma oportunidade ímpar para se embelezar de forma gratuita, além de levantar a autoestima. A servidora fez sobrancelha, corte de cabelo e esmaltação nas unhas.
Isabel Cristina Alencar, 23 anos de Seas, também aproveitou para cortar o cabelo, esmaltou as unhas e ainda cuidou das sobrancelhas. “É ótimo contar com esses serviços que nos valorizam como mulher”, disse.
Por sua vez, Rosa Gomes da Costa, também da Seas, agradeceu a oportunidade de poder cuidar da beleza gratuitamente, dentro do órgão, e ainda poder participar da palestra sobre câncer que vai acontecer no próximo dia 29. “Precisamos desses cuidados mais vezes, não somente no mês de outubro, considerando que saúde e bem estar são fundamentais”, frisou.
Estimativa – Dados do Inca apontam que o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Pilares estratégicos – O Inca e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. A campanha, que inclui cartazes, folders, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente. O mote da campanha é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela” .