Ação Social Cidade das Luzes oferece uma série de serviços e atendimentos à comunidade da zona oeste

     
 
A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou, nesta sexta-feira (31/05), e no sábado (1/06) na comunidade Cidade das Luzes, localizada no bairro do Tarumã, zona 0este de Manaus, uma ação articulada com as secretarias de Estado e do Município e com a iniciativa privada, com o objetivo de conhecer a realidade dos moradores e atender suas necessidades. A ação Social Cidade das Luzes, que aconteceu das 8h às 16h, reuniu instituições com prestação de serviços nas áreas da assistência social, educação, saúde, justiça, cidadania e direitos humanos, cultura e lazer.
 
A titular da Seas, Márcia Sahdo, disse que a iniciativa foi uma oportunidade de promover uma aproximação com a comunidade e, a partir da oferta de serviços, levantar suas necessidades. “Um dos resultados esperados com a iniciativa de hoje é a produção de um diagnóstico socioassistencial, que mostrará as principais necessidades dos moradores da Cidade das Luzes. Este diagnóstico ajudará na busca de melhorias da política de assistência social para as famílias vulneráveis”, frisou.
As ações se concentraram nas escolas municipais Marechal Cândido Rondon e Irmã Serafina Cinque e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindalva Damasceno.

Facilidade – A dona de casa Ana Maria da Silva, 20, estava satisfeita de obter o RG da filha de um ano e dois meses, Micaela, sem precisar se deslocar do lugar onde mora. “É muito complicado fazer isso quando se tem filho pequeno. Então, foi um alívio pode resolver esse problema por aqui mesmo. Vou receber o documento hoje mesmo”, comemorou.

Moradora há quatro anos da Cidade das Luzes, Deise Viana Guimarães, 49, aproveitou o serviço de corte de cabelo para mudar o visual e falou que a inciativa é importante para os moradores. “Fora o trabalho das igrejas, isso nunca tinha acontecido aqui antes. É muito bom que a comunidade possa ser atendida com esses serviços porque a gente realmente é necessitada”.

Saúde –Gerlane Silva, 31, contou que foi  na  sexta, buscar informações sobre os atendimentos médicos que aconteceram no sábado,segundo dia da Ação Social. Com dois filhos, de 4 e 8 anos de idade, ela conta que pretende aproveitar para fazer a consulta pediátrica. “É porque eu estou morando lá há uns meses, quase um ano. E desde que fui pra lá ainda não consegui levar os meus meninos no médico. Vim logo me informar, porque amanhã estou aqui de novo com eles”, garantiu a doméstica.

A gerente de Centros de Especialidades Médicas (GCEM) da Susam, Márcia Murad, avaliou de forma positiva o primeiro dia das palestras na ação. Segundo ela, entre os temas abordados estavam a saúde da mulher, tuberculose, Zika vírus, uso de álcool e outras drogas, doenças de pele e outros temas.

 

HIV –Nos dois dias, cerca de 200 testagens para HIV e distribuição de 14 mil preservativos masculinos, mil femininos, 4 mil géis lubrificantes e 5 mil materiais informativos serão distribuído. A ação foi  realizada pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

De acordo com a infectologista e coordenadora estadual de IST/Aids, Dessana Chehuan, a testagem pode ser feita pela população em geral. “Qualquer pessoa que estiver buscando seu atestado sorológico pode fazer. Não tem uma população específica que iremos atender. Não tem necessidade de caracterizar as pessoas de maior vulnerabilidade”, apontou a coordenadora.
Segundo Dessana Chechuan, a descoberta precoce do HIV auxilia para que não haja a circulação da doença, além de gerar bem-estar para o portador do vírus. “A gente consegue diagnosticar e iniciar logo o tratamento antirretroviral. Com isso, a mortalidade e até mesmo a qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus melhora indiscutivelmente”, disse

Serviços – No  sábado, os serviços de atendimento psicossocial, crédito solidário, vacinação,  atualização e inclusão no CadÚnico, atividades lúdicas para crianças e adolescentes,  atendimento médico clínico e de dermatologia, serviço de fonoaudiologia e fisioterapia, emissão de documentos pessoais, assistência jurídica, palestras sobre sobre doenças (como alcoolismo, tuberculose), planejamento familiar e outros serviços e atendimentos foram oferecidos à comunidade de forma gratuita, das 8h às 16h.

Além da Seas, que organiza o evento, participaram da Ação Social Cidade das Luzes, as seguintes secretarias e instituições: Seduc, Semed, Semsa, Semasc, Cetam, FPS/Afeam, FMT, Suhab, Ciee, Semasc, SEC, Uninorte, Sejusc, Defensoria Pública do Estado, Seped,  Susam, FVS e SSP.