Confira os prazos de inscrição no Cad-Único para beneficiários do BPC

Desde novembro de 2016, é obrigatório que os usuários do Benefício Prestação Continuada (BPC), estejam inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo (CadÚnico) e tenham seus dados atualizados a cada dois anos, cotados a partir da última entrevista. A exigência é feita para fins de requerimento e manutenção do benefício.

O prazo de inscrição no Cad-Único encerrou no dia 31 de dezembro de 2018. No entanto, cerca de 1,1 milhão de beneficiários ainda não estão inscritos: 532 mil idosos e 633 mil pessoas com deficiência fonte. Pelo elevado número de pessoas não cadastradas, o Ministério da Cidadania estabeleceu um calendário de inscrição de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário.

Os beneficiários do BPC que fazem aniversário no período de abril a junho, que fazem parte do segundo lote, e ainda não estão inscritos no CadÚnico devem procurar os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS até o último dia útil do mês de junho. A inscrição pode ser feita pelo Responsável pela Unidade Familiar – RF.

O beneficiário do BPC ou RF, deve ter em mãos no ato do cadastro, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de todos os componentes da família, inclusive o das crianças. É recomendável que também seja apresentado o comprovante de residência.

Os beneficiários que não se inscreveram no Cadastro Único até o momento, estão sendo distribuídos em 4 (quatro) lotes durante o ano de 2019 de acordo com o mês de aniversário. Confira a tabela completa:

 

O 2º lote, compreende aniversariantes dos meses de abril, maio e junho.

O 3º lote, compreendido entre julho, agosto e setembro, será destinado a aniversariantes das datas para a inscrição.

Por fim, o 4º lote, outubro, novembro e dezembro, será o último para que os beneficiários aniversariantes dos meses possam realizar o cadastro.

Os beneficiários que optarem por fazer o cadastro com antecedência, antes do lote de seu aniversário, podem solicitar o cadastro normalmente. As suspenções dos beneficiários que não se cadastraram nas datas regulares, irão ocorrer nos meses de abril de 2019, para o 1º lote, julho de 2019 para o 2º lote, outubro de 2019 para o 3º lote e janeiro de 2020 para o 4º lote.

Se você ainda tem dúvidas sobre o processo de Inclusão de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada no Cadastro Único clique aqui. Você também poderá encontrar informações sobre o BPC no site do Ministério da Cidadania / Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.